Sport

SPORT

Apresentado como 'rei do acesso', Guto Ferreira confirma fama e leva 3ª equipe à Série A

Treinador chegou ao Sport após início de temporada ruim sob o comando de Milton Cruz

postado em 21/11/2019 09:45 / atualizado em 21/11/2019 09:29

(Foto: JOKA MADRUGA/ESTADÃO CONTEÚDO)
Quase nove meses atrás, o técnico Guto Ferreira era apresentado como o comandante do Sport para o restante da temporada 2019. Sonho antigo da diretoria leonina, o profissional de 54 anos chegou ao Leão para substituir Milton Cruz, que iniciou o planejamento do ano, mas não resistiu a duas derrotas emblemáticas contra Tombense (3 a 0, pela Copa do Brasil) e Santa Cruz (1 a 0, pelo Campeonato Pernambucano). 

Ao desembarcar na Ilha, sob muita expectativa, Guto Ferreira foi logo apelido de rei do acesso, pelo diretor de futebol, Nelo Campos, em referência às três promoções de divisão obtidas pelo treinador na sua carreira. O primeiro foi em 2011, pelo Mogi Mirim, quando subiu para a Terceira Divisão. Em 2014 e 2017, para a Série A, quando comandava Ponte Preta e Bahia, respectivamente. Sendo assim, o Sport entra para a galeria do treinador como o terceiro clube a ser conduzido à Primeira Divisão sob seu direcionamento.

O cartão de visitas de Guto foi a campanha no Campeonato Pernambucano, quando de forma relativamente tranquila, o treinador levou o time rubro-negro à final diante do Náutico, que foi vencida nos pênaltis pelo Sport. 

Porém, o começo na Série B foi desanimador. As primeiras três partidas foram marcadas por empates diante de Oeste (casa), Bragantino (fora) e Figueirense (casa). A arrancada rumo ao G4 começou diante do América-MG, em Belo Horizonte, quando o time venceu de virada por 2 a 1. Desde então, o time leonino passou a alternar vitórias e empates, com pouquíssimas derrotas. O Leão é time que menos perdeu no campeonato com quatro revezes. 

Time consolidado

O grande diferencial de Guto Ferreira na campanha pelo acesso foi a manutenção de uma base sólida construída ainda no Campeonato Pernambucano. Com a promoção de Mailson a titular, o jogador defendeu a meta até sua lesão, quando foi substituído por Luan Polli. A formação da linha de defesa com Norberto, Rafael Thyere, Adryelson e Sander veio desde o Estadual e se manteve ao longo da campanha do acesso juntamente com a presença de Charles no meio-campo e o ataque com Guilherme e Hernane. 

O setor com a maior rotatividade com Guto foi o meio-campo. Com Charles como único titular absoluto, o Sport contou com Ronaldo e João Igor como primeiro volante e depois Marcão, após ser repatriado vindo da Arábia. Porém, o titular da posição chegou no início da segunda volta da tabela. Com a inserção de Willian Farias ao lado do camisa 35, o setor de proteção do meio ficou estabelecida como se apresenta até o momento. 

Na meia, o Sport teve a contratação midiática do primeiro semestre como brasileiro-croata Sammir, que estreou efetivamente a partir da Série B, já que fez apenas 15 minutos contra o Petrolina, no Pernambucano. Porém, o camisa 10 se alternou com Leandrinho e Guilherme até seu retorno para a Croácia, em agosto. Desde então, o jovem meia se consolidou no time.   

No ataque, o primeiro titular da ponta direita foi atacante Ezequiel, que foi o craque do Campeonato Estadual, mas devido à sua oscilação na Série B, perdeu espaço e acabou sendo negociado pelo Botafogo - time que o emprestou ao Sport - com o Cruzeiro. Com isso, Hyuri acabou recebendo chances e guardou para si a vaga no time titular da vitoriosa campanha na Série B 2019.

Números de Guto 

44 jogos
23 vitórias
16 empates
5 derrotas
64,4% de aproveitamento

67 gols marcados
34 gols sofridos

Na Série B

37 jogos
17 vitórias
16 empates
4 derrotas
60,3% de aproveitamento

49 gols marcados
29 gols sofridos