Futebol Nacional

Jogo 10 da noite, não!

Campanha contra partidas com início às 22h ganha força na internet e nos estádios

Iniciativa do coletivo Futebol, Mídia e Democracia teve início em 9 de setembro

postado em 13/10/2015 11:10 / atualizado em 13/10/2015 10:55

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Walfrido Freire/Acervo Pessoal
A bandeira não apareceu na transmissão televisiva do jogo Huracán x Sport, pela Copa Sul-Americana. Mas estava lá, no estádio Tomás Adolfo Ducó, em Buenos Aires, no espaço destinado aos pernambucanos: “Jogo 10 da noite, não!”. Era um protesto contra o horário das 22h. A intenção de levá-la tão longe era que pudesse ser mostrada pelas câmeras, algo difícil em outras transmissões no Brasil - até porque o horário é imposto pela emissora detentora dos direitos de transmissão.

Quem levou a bandeira ao estádio foi um pernambucano que acompanha o clube do coração à distância. Devido ao trabalho, o servidor público Walfrido Freire mora em São Paulo. Sempre que pode, vai aos jogos do Sport. Ele foi até a Argentina acompanhar a partida contra o Huracán. Aproveitou a oportunidade e o horário - 22h - para se juntar à campanha.
“O torcedor, principalmente os que necessitam de transporte público, precisam ter muito amor para ir ao estádio às 22h, pois ao final da partida não há transporte público. Quando há, não é suficiente. Além disso, caso o torcedor more distante do estádio, teremos um cidadão chegando muitas vezes às 2h da manhã para ter que trabalhar no dia seguinte. Isso não é justo. Não é humano”, alega Walfrido, explicando sua adesão. “Como vou levar meu filho de quatro anos para um estádio num jogo que acaba à meia-noite?”, questiona.

Integrante da torcida Brava Ilha, o servidor público conta que a ideia inicial era que a bandeira fosse exposta já na partida de ida, no Recife. “Não conseguimos confeccionar a tempo, infelizmente”, diz. Para o jogo de volta, já em Buenos Aires, Walfrido contou com a colaboração do grupo Leões de Sampa, torcida que, assim como a Brava Ilha, assina o manifesto “Jogo 10 da noite, não!”.

Walfrido Freire/Acervo Pessoal
Iniciativa
Idealizada pelo coletivo Futebol, Mídia e Democracia, a campanha “Jogo 10 da noite, não!” foi lançada em 9 de setembro. “A ideia surgiu a partir das primeiras reuniões do coletivo. Imaginamos que são muitas as discussões pertinentes. Como as diferentes cotas de televisão, estaduais que não são exibidos… Mas a questão do jogo às 22h prevaleceu. Foi consenso”, explicou Thiago Cassis, coordenador do coletivo. E por que foi consenso que esse tema deveria ser pauta prioritária? “Precisávamos de uma pauta direta. E essa já era uma questão muito forte.”

Torcedores do Santos, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Inter, Cruzeiro e Sport já demonstraram, nos estádios, apoio à iniciativa. Thiago conta que as adesões foram espontâneas, refletindo o sentimento das arquibancadas.