Futebol Nacional

RETRÔ FC BRASIL

Com Hericles, Retrô fecha elenco para estadual, com nomes conhecidos e expectativa alta

Ex-jogadores com passagens em Náutico, Salgueiro, Santa Cruz e Sport compõem base do elenco auriazul, que tem grandes objetivos para 1ª A1

postado em 06/01/2020 08:00 / atualizado em 06/01/2020 08:34

(Foto: Vítor Aguiar/Esp. DP)
Tiago Costa, Rodrigo Carvalho, Anderson Paraíba, Moreilândia, Valdeir e Hericles. O que esses cinco nomes teriam em comum além de acumularem passagens no futebol pernambucano? Todos são peças do Retrô em sua primeira temporada na elite estadual. O Campeonato Pernambucano de 2020 coloca à prova os investimentos planejados para acima dos R$ 50 milhões só em infraestrutura, dando o primeiro grande teste de quanto são realistas os planos da equipe de Camaragibe.

A última etapa da montagem do primeiro elenco do Retrô após o acesso à Série A1, conquistado no primeiro ano como profissional, foi a contratação do meia Hericles. Ele defendia o Santa Cruz e, apesar de polêmicas envolvendo a negociação, já treina normalmente no CT da Fênix. Quem garantiu tudo isso foi o gerente de futebol auriazul, Gustavo Jordão, que, em entrevista exclusiva ao Superesportes, também revelou o que o Retrô espera desse time.

“A expectativa é que esse time engrene, como se fala no meio do futebol, que dê liga. Porque, dando a liga, esse time consiga jogar e ficar, no limite do possível, caprichado. Pode ficar faltando alguma peça, mas durante a competição a gente tem espaço para poder repor”.

A partir disso, Gustavo explicou as primeiras metas do Retrô para 2020, traçadas em etapas, mas com atenção às possibilidades de alçar voos maiores. Vale lembrar que o presidente do clube, Laércio Guerra, já previu premiações acima de R$ 1 milhão para o elenco em caso de todos os objetivos concluídos (título estadual).

“A gente fazer a competição sem grandes metas, a primeira é, claro, se manter e conseguir a vaga para a Série D. A segunda é conseguir uma vaga na Copa do Brasil, que no estado são três vagas, podendo até terem quatro. E a gente tem um time bastante competitivo, um time que conhece o Pernambucano, que já jogou vários estaduais e é um grupo vencedor esse. Se deixarem, a gente vai até a final da competição”.

Visando um planejamento de longo prazo e a prospecção de jovens, Gustavo Jordão explicou a composição contratual do novo elenco da Fênix, que não será feita apenas por contratos para a disputa do estadual.

“Metade desse elenco tem um contrato mais longo, são 25% tem contrato de dois anos, que já são ativos do clube, outros 25% têm contrato de um ano, que a gente espera, depois da competição, que não tem calendário, emprestar, e que eles retornem ao clube, dependendo do que a gente conseguir de qualificação na competição, a gente vai tratar caso a caso. E a outra metade, que é uma grande parte, só tem o contrato para o Pernambucano, que em maio termina o vínculo”.

Reforçando a ideia de planejamento e o trabalho calculado feito pela direção auriazul, Gustavo revelou, ainda, que os principais destaques da base, como o meia Jairo e o atacante Vinício Carrapeta serão integrados ao time principal após o final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, na qual o clube estreou na última sexta-feira.

“O clube tem esse perfil de se planejar e cumprir, e ter ideias de contenção. E a gente imagina que, não só o planejamento dará certo como a gente consiga inserir mais jogadores da nossa base no time. A gente já tem três integrados ao ao elenco e quando acabar a Copa São Paulo a gente vai integrar mais dois ou três, mas a expectativa é que depois venham ao menos dez da nossa base para o nosso profissional”.

CONFIRA O ELENCO DO RETRÔ

G - Rodrigo Carvalho - 35 anos, ex-Náutico, Central e Sampaio Corrêa
G - Erivaldo - 26 anos, ex-Fluminense de Feira
G - Jean - 27 anos, ex-Sampaio Corrêa e Imperatriz/MA
Ld - Rodrigo Ramos - 24 anos, ex-Coritiba e Chicago Fire/EUA
Ld - Mathaus - 22 anos, ex-Afogados
Le - Tiago Costa - 32 anos, ex-Santa Cruz, Chapecoense e Náutico
Le - Espeto - 22 anos, ex-Petrolina
Le - Keffel - 20 anos, ex-São Caetano
Z - Marlon - 33 anos, ex-Flamengo, Náutico e Salgueiro
Z - João Paulo - 31 anos, ex-Bragantino, América/RN e Salgueiro
Z - Marcelo Augusto - 26 anos, ex-Ponte Preta e Portuguesa
Z - Arlan - 23 anos, ex-Afogados e Flamengo de Arcoverde
Z - Rhuan - 21 anos, ex-Náutico (base) e Chapecoense (base)
Z - Matheus Serra - 22 anos, ex-Serra Talhada e Sport (base)
Z - Gustavo - 22 anos, ex-Afogados
V - Moreilândia - 30 anos, ex-Salgueiro e América/RN
V - Serginho Paulista - 31 anos, ex-São Paulo, Sport, Londrina e Operário/PR
V - Jaildo - 28 anos - ex-Boa Esporte e Salgueiro
V - Paulo Andrade - 19 anos, ex-Ponte Preta (base)
V - Dedé - 25 anos, ex-Botafogo e Campinense
V - Alencar - 17 anos, prata da casa
M - Valdeir - 27 anos, ex-Salgueiro, Santa Cruz e Cuiabá
M - Hericles, 24 anos, ex-Remo, Bragantino e Santa Cruz
M - Anderson Paraíba - 28 anos, ex-Sport, CSA e Salgueiro
M - Léo Cotia - 23 anos, ex-Santa Cruz e Afogados
M - Fabiano - 28 anos, ex-Cuiabá e Luverdense
M - Geovane - 25 anos, ex-ASA e Atlético/AC
M - Vitor - 23 anos, ex-Vera Cruz
M - Marcinho - 21 anos, ex-Grêmio (base) e Ferroviária/ES
A - Willian Lira - 26 anos, ex-Sampaio Corrêa, Operário/PR e Salgueiro
A - Loran - 21 anos, ex-Flamengo (base) e Botafogo (sub-23)
A - Charles - 22 anos, ex-Afogados
A - Alex Pernambucano - 23 anos, ex-Vera Cruz
A - Kelvin - 19 anos, prata da casa
A - Vinicius BH - 20 anos, prata da casa