Náutico

NÁUTICO

Em duas passagens pela Série B, Dal Pozzo tem mais vitórias que derrotas como visitante

Na atual edição da competição, técnico do Náutico tem 57% como visitante

postado em 02/10/2015 08:00 / atualizado em 02/10/2015 08:19

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Com 43 pontos, o Náutico precisa de mais 20 para atingir a margem que hoje garantiria o clube na Série A em 2016, tomando como base o aproveitamento do Paysandu, 4º colocado, e a média histórica da competição. E como ainda terá mais dez jogos, sendo cinco na Arena Pernambuco e a outra metade fora de casa, o Timbu precisará somar pelo menos mais cinco pontos como visitante (tendo 100% de aproveitamento como mandante), para alcançar a meta. A começar pelo duelo de sábado, contra o Oeste. E se o desempenho alvirrubro longe do Estado não é animador (apenas 21,4%, o segundo pior da Série B), o do técnico Gilmar Dal Pozzo dá esperança. Seja na atual edição da competição ou na de 2013, quando foi vice-campeão comandando a Chapecoense, o treinador soma mais vitórias do que derrotas longe dos seus domínios. 

Este ano, somando a passagem de Dal Pozzo pelo ABC e no comando do Náutico, são quatro vitórias fora de casa, contra três derrotas. Um aproveitamento de 57,1% dos pontos disputados. O mesmo, por exemplo, obtido pelo Botafogo, o melhor visitante desta Série B. O último triunfo, sobre o Paysandu, interrompeu uma série de 12 partidas sem vitórias do Timbu longe de Pernambuco. 

Regularidade obtida pelo treinador logo na sua primeira experiência na Série B. Há dois anos, quando comandou a Chapecoense ao inédito acesso, Dal Pozzo só foi derrotado cinco vezes em 19 confrontos fora de casa, obtendo ainda cinco empates e nove vitórias. Um aproveitamento de 56%, superior, inclusive ao do campeão Palmeiras, que somou uma derrota a mais na campanha como visitante. Um rendimento de 52%.

Dal Pozzo reconhece que gosta de jogar como no estádio alheio. Para o treinador, o segredo é aproveitar os espaços cedidos pelo adversários, que jogam empurrados pela torcida. "Fora, eu particularmente gosto muito de jogar. Desde a época em que eu era atleta (foi goleiro). Porque vejo que uma equipe que busca um objetivo tem que ter uma regularidade e um padrão de jogo dentro e fora de casa", analisou o treinador alvirrubro.

"Procuro montar uma equipe agressiva na marcação e que tenha velocidade na transição e dois ou três jogadores para fazer os gols. Fora de casa aparece muitos espaços e nós temos que aproveitar. Não considero uma dificuldade atuar como visitante", explicou. Os números comprovam essa tese.

Próximos jogos do Náutico

Em casa
Mogi Mirim
Botafogo
Paraná
CRB
Bahia

Fora
Oeste
Santa Cruz
Vitória
Macaé
 
Aproveitamento de Gilmar Dal Pozzo fora de casa na Série B

Em 2015

No ABC

5
Jogos

3
Vitórias

2
Derrotas

60%
Aproveitamento

No Náutico

2
Jogos

1
Vitória

1
Derrota

50% de aproveitamento

Geral

7
Jogos

4
Vitórias

3
Derrotas

57,1%
Aproveitamento

Em 2013

Na Chapecoense

19
Jogos

9
Vitórias

5
Empates

5
Derrotas

56%
Aproveitamento