Náutico

NÁUTICO

Para corrigir passado, Náutico lança camisa em alusão a manifesto antirracista

De acordo com Timbu, se faz necessário 'acompanhar a evolução da sociedade' para 'quebrar paradigmas históricos'

postado em 18/09/2020 12:33 / atualizado em 18/09/2020 14:29

(Foto: Divulgação/CNC)
No início da tarde desta sexta-feira, o Náutico lançou o seu novo uniforme e o tom para nova roupagem do clube foi incorporada por um manifesto antirracista. Contrastando com a história de fundação do clube, essa é uma das tentativas do Náutico em “corrigir” o passado com novas atitudes, que abraçam as mais diferentes cores, raças, crenças e gêneros. Para a campanha de lançamento, o Timbu escolheu a figura do ex-goleiro Nilson.

Quando atuou pelo rival Santa Cruz, Nilson ouviu insultos racistas que partiram das arquibancadas onde estava a torcida do Náutico. E nas voltas em que o mundo dá, posteriormente ele virou ídolo do Náutico, chegando inclusive a levantar a taça de campeão pernambucano no ano de 2004.

O atual presidente do clube, Edno Melo, comentou sobre o lançamento, admitindo o passado racista do clube e pregando uma correção, que projeta vir através do futebol, esporte que mistura todos num só. "O Náutico tem uma das mais belas histórias do futebol brasileiro. É claro que existem erros e, como não se muda o passado, quem faz o presente pode reconhecê-los. Porque a história continua sendo escrita. Reparar não é possível? Podemos corrigir. O Náutico é alvirrubro, mas também de todas as cores, raças, gêneros e crenças. Que o futebol nos ajude a lutar por um mundo melhor", enfatizou mandatário.

O vice-presidente de marketing do Alvirrubro, Luiz Filipe Figueirêdo, esteve entre os idealizadores da ideia, e explicou ferramentas que servem para tornar o Náutico um combatente na luta racista além da reflexão. “O Náutico tem um canal direito com torcedor, através do site e aplicativo oficial, para denúncias de racismo e todos os casos vão ser apurados e em se confirmado, sendo sócio, será excluído do quadro, e caso não seja, vai ser encaminhado para as autoridades competentes", explicou.

Na divulgação oficial do uniforme, o clube também pontuou em seu site oficial que a mudança de comportamento e a escolha da temática para homenagem é, também, um reflexo da necessidade de evoluir dentro da sociedade, que apesar do passar do tempo, permanece com as mesmas atitudes criminosas no que diz respeito à discriminação racial.

“O Náutico vem buscando quebrar paradigmas históricos. O clube se orgulha das suas tradições e identidade, mas entende que é preciso acompanhar a evolução da sociedade, ser mais plural, e não só respeitar, como também ser parte atuante no combate em algumas lutas. Uma delas é a antirracista”, detalhou o clube através do seu site oficial.