Futebol Nacional

ESPECIAL

"Para mim, (o gol mil de Pelé) foi no Recife"

Jornalista Orlando Duarte ratifica versão de Thomaz Mazzoni

postado em 10/06/2015 12:00 / atualizado em 10/06/2015 10:15

João de Andrade Neto /Superesportes

Rubens Chiri/Site Oficial do São Paulo
Presente em 15 Copas do Mundo, o jornalista Orlando Duarte, hoje com 83 anos, é um dos maiores especialistas sobre a vida e a carreira de Pelé, a quem dedicou quatro dos seus 28 livros. Ao Superesportes, fez questão de ressaltar que “ninguém assistiu a mais jogos de Pelé do que eu”. E com esse embasamento, o jornalista não titubeou ao dar sua opinião sobre o local onde o Rei teria marcado o seu milésimo gol. “Para mim, foi no Recife”.

O senhor conhecia essa versão de que o gol mil de Pelé teria sido marcado no jogo Santa Cruz 0 x 4 Santos, na Ilha do Retiro, no Recife?
Você está certo. Foi isso mesmo. O gol mil foi no Recife. O Santos venceu o Santa Cruz por 4 a 0 e nesse jogo Pelé marcou o milésimo.

E com relação a versão oficial, do gol no Maracanã?
Ninguém nunca assistiu a mais jogos do Pelé do que eu. E posso garantir: o gol mil não foi marcado no Maracanã. Mas se fez a propaganda para que gol fosse marcado lá. Queriam a festa lá, por ser o Maracanã.

Então a estatística do Thomaz Mazzoni está correta?
Trabalhei com o Mazzoni na Gazeta Esportiva. Posso garantir que a estatística dele é a mais próxima da verdade. Ele vivia de estatísticas. Era muito cuidadoso com isso.

O senhor lembra desse gol de Pelé marcado na excursão do Santos na África e marcado por um time adversário?
Minha memória não é tão boa quanto era a do Mazzoni. Foram muitos gols, de todo jeito.