Futebol Nacional

SÉRIE C

CBF divulga calendário de 2020 com final da Série C terminando no mês de novembro

Datas dos campeonatos supervisionados pela CBF foram divulgados nesta quinta-feira; Terceira Divisão terminará no início de novembro

postado em 03/10/2019 17:25 / atualizado em 03/10/2019 18:33

<i>(Foto: Assessoria/CBF )</i>
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou na tarde desta quinta-feira o calendário de competições profissionais para 2020 com uma mudança positiva para os clubes que disputarão a Série C do próximo ano. Agora, os times na Terceirona contarão com calendário estendido, diferentemente das edições anteriores. Os 20 representantes do campeonato terão jogos a disputar até oito de novembro, com o início da Terceira Divisão ocorrendo no dia 3 de maio. 

No novo modelo, a primeira fase da Série C de 2020 terminará no final de setembro, dia 20. Diferentemente dos moldes deste ano em que o fim da etapa classificatória ocorreu nos dias 24 e 25 agosto para os grupos A e B da competição, respectivamente.   Vale ressaltar que a quantidade de jogos em disputa será o mesma, além da manutenção do regulamento - oito times se enfrentam nas quartas de final e os quatro que se classificarem sobem à Série B de 2021.

O calendário divulgado pela CBF vai do dia 22 de janeiro até 6 de dezembro e contempla as competições sob a supervisão da Confederação, como os campeonatos estaduais e competições continentais. No entanto, os calendários do futebol de base e do futebol feminino serão divulgados até o final do mês.
 
Nesta temporada, a Terceira Divisão termina no próximo domingo, dia seis de outubro, com a finalíssima a ser disputada no estádio Castelão, pela partida de volta entre Sampaio Corrêa e Náutico.  O Timbu venceu o primeiro duelo por 3 a 1, no estádio dos Aflitos. 
 
Com o acesso do Náutico à Série B de 2020, o Santa Cruz se tornou o único representante do estado de Pernambuco na Terceirona. No Nordeste, o Tricolor se junta a Imperatriz, Ferroviário, Botafogo-PB e Treze, e espera o fim da Segunda Divisão no dia 30 de novembro para conhecer os outros quatro rebaixados à Série C. 

As datas para 2020 apresentam, além disso, outras mudanças importantes, que vão desde a paralisação das competições nas Datas FIFA - dias de jogos da Seleção Brasileira -, até a introdução de uma nova competição, a Supercopa do Brasil, reunindo os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro deste ano, que abre a temporada dia 19 de janeiro.