Santa Cruz

SANTA CRUZ

Presidente do Santa critica novo calendário da CBF e ainda tentará mudanças na Série C

Segundo Constantino Júnior, duração maior da Série C com o mesmo regulamento foi pior para os clubes que terão despesas a mais, sem novas receitas

postado em 03/10/2019 20:57

<i>(Foto: Rodrigo Baltar/Santa Cruz)</i>
O novo calendário do futebol brasileiro, com a Série C terminando apenas em novembro, mas mantendo o formato atual de disputa, não agradou o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior. Em entrevista ao Superesportes, o mandatário coral não apenas criticou a mudança imposta pela CBF como também revelou que terá uma reunião com outros clubes para ainda tentar mudar o regulamento da competição de 2020.

Com o mesmo número de datas (24), a Série C terá um mês a mais de duração porque, assim como as Séries A e B, irá parar nas chamadas “datas Fifa”, reservadas para jogos da seleção brasileira. 

“Essa mudança foi muito ruim porque manteve o formato e prolongou o sofrimento. Teremos mais tempo de competição sem incremento de receita. Os clubes terão que pagar uma folha a mais com o mesmo número de jogos. Piorou demais. Até a Série D passou a ter mais datas (26) e a Série C se manteve com as mesmas”, reclamou Tininho.

Desta forma, o presidente coral espera ter uma reunião com outros clubes insatisfeitos para tentar ainda apresentar à CBF uma alternativa. Para isso, pretende levar um plano econômico para a competição, com aumento da receitas oriundas da cota de transmissão via streaming e também um possível naming rights (concessão de direitos de nome de uma empresa atrelado à competição) para a Série C.

“Agora com o calendário teremos um norte melhor para trabalharmos. Poderemos colocar, por exemplo, jogos no meio de semana. Aumentar o número de rodadas. Se não dar para ser uma competição de pontos corridos, com 38 rodadas, mas que seja um formato híbrido. Vamos ter que sentar com os clubes e ver as possibilidades. Começar do zero”, finalizou.