Futebol Nacional

COPA SÃO PAULO

Com cinco equipes, Pernambuco terá recorde de representantes na Copa São Paulo

Além do trio de ferro Náutico, Sport e Santa Cruz, Estado também contará com a presença dos estreantes Petrolina e Retrô

postado em 30/12/2019 07:30

(Foto: Retrô/Divulgação)
A frase já se tornou um clássico: quem não sonhou em ser um jogador de futebol? Na próxima quinta-feira, jovens de 128 clubes do Brasil vão em busca do sonho de milhões e iniciam sua jornada na principal competição de base do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior ou, simplesmente, Copinha. O torneio envolve times de todos os estados e nesta temporada, Pernambuco será representado por cinco equipes, Náutico, Petrolina, Retrô, Santa Cruz e Sport, um recorde. Igualando as marcas de 2016 e 2017. 

O bom número só é menor que os de Rio de Janeiro (8) e do estado organizador, São Paulo (53). O sonho com o título é ousado, principalmente para os dois estreantes na competição, Retrô e Petrolina. O Náutico busca chegar às oitavas de final pela primeira vez em sua história, enquanto Sport e Santa Cruz sabem das dificuldades de superar suas melhores participações, quando caíram nas quartas.

Ao todo, as 128 equipes estão distribuídas em 32 grupos. Na primeira fases, esses times jogarão entre sí, dentro das próprias chaves, em turno único, classificando-se para a segunda fase os dois melhores colocados. A partir da segunda fase as disputas passam a ser eliminatórias, em jogo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

A final da 51ª edição da Copinha está marcada para o dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu. O São Paulo é o atual campeão da competição, que tem no Corinthians, o seu maior vencedor, com 10 títulos, seguido pelo Fluminense, com cinco. 

Nenhum clube do Nordeste conseguiu levantar o título. A melhor campanha da história da região coube ao Bahia, vice campeão em 2011, perdendo a final para o Flamengo por 2 a 1.

Além do Trio de Ferro, Pernambuco estará representado na Copa São Paulo por dois debutantes. O Petrolina recebeu o convite para disputar a competição após uma boa campanha do estadual Sub-20, enquanto o Retrô, se destacando nas categorias de base, também foi chamado. As condições para a participação dos dois, porém, são bem díspares.

Retrô

Com investimentos milionários, o Retrô vem na preparação para a competição há dois meses, com trabalhos intensos e foco na revelação de atletas. O clube almeja alcançar a fase de 16 avos de final e fala em fazer história já na sua primeira participação. 

“Estamos há uns dois meses nessa preparação, treinando intensamente. Sempre que possível, trabalhando em dois períodos. Para dar a característica do clube, formar nossa equipe e mostrar nossa identidade. A gente tem tudo para fazer uma boa competição e a expectativa é grande. Do clube e dos atletas. O que a gente está conversando com os meninos é para fazer história. Já que é a primeira campanha de um clube que só tem três anos, a gente já quer, de cara, colocar nosso nome na história”,afirmou o coordenador da base e treinador interino do Retrô Sub-20, Thiago Souza.

Na primeira fase, a Fênix terá logo na estreia o Corinthians, um dos favoritos ao título. O grupo também conta com a Francana, equipe da casa, e o Fluminense-PI

Grupo 11 - Franca (353 mil habitantes, a 400 km de SP)
3/1 - 21h30 - Corinthians x Retrô
6/1 - 19h15 - Francana-SP x Retrô
9/1 - 19h15 - Retrô x Fluminense-PI

Petrolina

(Foto: Petrolina/Divulgação)
Vivendo o lado oposto da moeda, o Petrolina ainda enfrenta dificuldades financeiras e de logística para a Copinha. Além disso, com o convite chegando já após a data de inscrição do atletas no BID, a Fera Sertaneja não poderá contar com elenco completo. 

Para jogar a Copinha, os atletas tinham que estar no BID até 18 de setembro, ainda antes do início do estadual, competição pela qual saiu o convite. Ainda assim, a equipe visa conseguir pontuar e dar visibilidade a sua categoria da base.

“A dificuldade agora é financeira, a logística das viagens. O time está treinando todos os dias, os meninos estão focados. Mas, ainda assim, a gente tem cinco jogadores que atuaram no Pernambucano e não vão poder ir porque não estavam no BID. Vamos tentar passar de fase ou então não perder todos os jogos. Tentar conseguir uma vitória, fazer o possível. Mas já é histórico. No Estado nunca aconteceu de um time do Sertão ir para a Copa São Paulo. É uma experiência que vai dar ânimo para a meninada”, afirmou o presidente do Petrolina, Jeferson Câmara

Na primeira fase, os garotos do sertão terão pela frente nada mais que o Palmeiras, outro candidato ao título da competição e atual vice campeão da Copa do Brasil Sub-20. Além do Verdão, o Petrolina encara a dona da casa Ferroviária e o União-MT.

GRUPO 17 - Araraquara (233 mil habitantes, a 270 km de SP)
2/1 - 19h15 - Ferroviária-SP x Petrolina
5/1 -16h - Petrolina x Palmeiras
8/1 - 19h15 - União-MT x Petrolina