Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Presidente da FPF nega mudança no Brasileiro, mas alerta para maratona de jogos

Evandro Carvalho desmentiu presidente da Federação Paraibana, Michelle Ramalho, que havia dito que o Nacional teria fórmula alterada

postado em 20/03/2020 15:44 / atualizado em 20/03/2020 15:52

(Foto: Tarcísio Augusto/DP)
Com a pandemia do coronavírus e uma série de medidas restritivas para tentar conter o avanço da doença, o futuro do calendário do futebol brasileiro para 2020 é incerto. Na última quinta-feira, a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michelle Ramalho, revelou ter escutado do presidente da CBF, Rogério Caboclo, que o Campeonato Brasileiro teria uma nova fórmula, devido ao estrangulamento das datas. Porém, essa informação foi desmentida nesta sexta pelo mandatário da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho.

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o dirigente afirmou que Michelle Carvalho “se expressou errado”. Ambos estiveram no início da semana na CBF participando de várias reuniões para tratar da situação do futebol nacional durante a pandemia do Covid-19. Após esses encontros, foram paralisados as competições nacionais, regionais e estaduais.

Segundo Evandro, o presidente da CBF apenas revelou que a tendência, pelo falta de datas, a tendência é que o Campeonato Brasileiro seja disputado com intervalo menores entre os jogos, podendo haver até três partidas por semana. 

“Ela (Michelle Carvalho) se expressou errado. O que Rogério (Caboclo) quis dizer é que o Campeonato Brasileiro tinha uma previsão com folga de datas, tanto que muitas vezes o clube joga uma vez por semana pela competição. E os clubes brasileiros quando requerem à CBF jogar todas as competições eles assinam e se comprometem a jogar com espaço inferior a 72 horas, se houver necessidade. Portanto, o que a CBF disse é que como os estaduais têm que acabar, o Campeonato Brasileiro ao invés de acabar no início de dezembro, deve gastar o mês de dezembro todo, com a antecipação de férias para agora. E os clubes podem intercalar jogo terça, quarta, quinta, domingo...”, disse Evandro.

Ainda segundo o presidente da Federação Pernambucana, a CBF também quer que os estaduais sejam concluídos. E para isso, caso necessário, as partidas das competições locais podem ser intercaladas com o início do Nacional.

“O calendário vai ficar mais apertado, óbvio. A gente vai ter que usar todas as datas. Vai ter semana com em que um time vai jogar três jogos, mas vão ter que jogar. E os clubes sabem disso. Como a tendência é esticar o Brasileiro até o final de dezembro ele também vai começar depois e se tenta acabar os estaduais antes. Isso é o mais provável, mas se houver necessidade, a gente faz algumas rodadas intercaladas com o Brasileiro. Mas não é o ideal”, reconheceu.

Vale lembrar que também em entrevista ao Diario de Pernambuco, o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, também abriu a possibilidade da Copa do Nordeste também ser disputada simultaneamente ao Campeonato Brasileiro. O que, inevitavelmente, irá gerar choque de datas.