Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

FPF diz já ter tudo pronto para volta do futebol, restando apenas o aval do Governo de PE

Segundo presidente da federação, Evandro Carvalho, todo o protocolo para retorno do futebol no estado está pronto, inclusive com compra de testes

postado em 26/05/2020 20:32 / atualizado em 26/05/2020 20:56

(Foto: Tarcísio Augusto/DP)
O retorno do futebol no estado ainda não tem data para ocorrer. Mas segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, tudo já está pronto para a volta dos treinos e dos jogos, restando apenas o aval da secretaria estadual de saúde. De acordo com o dirigente, todo o protocolo de segurança contra o novo coronavírus já está pronto para ser apresentado às autoridades locais e seguem os padrões utilizados em regiões onde os campeonatos já retornaram, como a Alemanha.

Nesta terça-feira, o Governo de Pernambuco confirmou mais 488 casos e 80 mortes por Covid-19, com os números totais chegando a 28.854 infectados e 2.328 óbitos. Oficialmente, o período das medidas mais severas de isolamento social adotadas no estado, como rodízio de veículos e uso obrigatório de máscaras nas ruas, se encerra no próximo domingo.

De acordo com Evandro Carvalho, a Federação Pernambucana já adquiriu todo material necessário para higienização dos locais de treinamento, equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, e testes diagnósticos que serão de aplicados tantos para a volta dos treinos, quanto antes do retorno do Estadual. O dirigente não quis revelar o custo com todo esse processo, mas adiantou que os clubes não irão precisar desembolsar nenhum centavo.

“Na hora que pudermos voltar, vamos voltar. Já temos tudo, só falta a definição de quando poderemos retornar. Trata-se de um protocolo extenso e com várias etapas. Estamos na primeira fase desse protocolo que é comprar os equipamentos para a inspeção dos locais e montar a parte técnica. Agora estamos aguardando o decreto do governo”, afirmou.

“Os clubes não vão gastar nada. Clubes como Grêmio, Atlético-MG, Internacional e Flamengo optaram por comprar os testes porque quiseram por voltar antes. Mas oficialmente, pelo planejamento da CBF, todos os estados do Brasil terão os mesmos equipamentos e ferramentas para voltar. Acho que até o final de julho todas as competições estaduais que foram interrompidas serão retomadas”, completou Evandro.

Ainda de acordo com o dirigente, a própria federação já realizou testes de diagnósticos da Covid-19 junto aos seus funcionários. Porém, eles só serão aplicados nos elencos dos clubes pernambucanos quando houver o aval das autoridades sanitárias para a volta aos treinos. “Temos vários tipos de testes e nós já estamos fazendo esses testes. Já fizemos, por exemplo, em todo os funcionários da federação. O último teste, o excepcional, é feito na última fase, que será antes do retorno das competições. Até esse nós já temos todos os relatórios. Tudo está organizado, não falta nada”, reforçou.