Náutico

NÁUTICO

Patrocínios, relação com Arena e campanha de sócios: os desafios do marketing do Náutico

Novo departamento do clube já está trabalhando para buscar novos parceiros

postado em 20/12/2015 16:07 / atualizado em 21/12/2015 09:40

João de Andrade Neto /Superesportes

Divulgação
Ainda durante a campanha eleitoral, o presidente eleito do Náutico, Marcos Freitas, depositou no seu departamento de marketing a responsabilidade de atrair novas receitas para o clube. Trabalho que já está em curso. De acordo com o novo vice-presidente do departamento, Kleber Medeiros, algumas ações preliminares foram tomadas mesmo antes da eleição. Entre elas, o estreitamento da relação com a Arena Pernambuco, a busca por novos patrocinadores e um novo plano de sócios.

Segundo Medeiros, uma das primeiras medidas foi conversar com o atual diretor de marketing alvirrubro, Fábio Lins, para saber da atual realidade do clube. "Nos foi apresentado um raio-x da situação atual. Nas próximas semanas, estaremos recebendo os contratos vigentes de patrocínios, apoios, permutas, licenciamentos, entre outras coisas", destacou.

Um dos principais desafios do novo departamento de marketing será aumentar o atual quadro de sócios. O Náutico conta atualmente com aproximadamente 3.200 sócios em dia. Durante a campanha, o presidente Marcos Freitas afirmou que pretende elevar esse número para entre seis e sete mil. Número que, a depender de Kleber Medeiros, pode ser ainda maior.

Antes da eleição, ele, ao lado dos futuros diretores do departamento Joaquim Costa e Mateus Zerbone, visitou o Corinthians e o Palmeiras para tomarem informações das campanhas desenvolvida pelos dois clubes paulistas. O primeiro possui mais de 130 mil associados em dia, enquanto o segundo, 126 mil.

"Vamos trabalhar para superar a meta do presidente. Mas não quero falar em números. Estamos compilando as informações que colhemos nessas visitas para ver o que se pode ser aplicado por aqui. Temos que dar o tiro certo", destacou Medeiros. "Já estamos trabalhando em cima desse assunto, pois sabemos que o torcedor está ansioso para saber quais as opções que ele terá à sua disposição."

Arena
No que diz respeito a Arena Pernambuco, a aposta é em um bom relacionamento. Isso porque toda a nova equipe de marketing do Náutico trabalhou na Copa das Confederações e do Mundo. Kleber Medeiros foi o gerente-geral do COL no Recife. "Já começamos as conversas preliminares com o pessoal da Arena Pernambuco, aproveitando da boa relação que conseguimos construir por conta da da Copa das Confederações e Copa do Mundo. Próxima semana deveremos nos reunir, a fim de estreitarmos ainda mais essa relação. O presidente Marcos Freitas está montando uma comissão com esse intuito. E, certamente, o marketing se fará presente", disse.

Patrocinadores
Ainda de acordo com Medeiros, na próxima gestão do Náutico, o departamento comercial atuará atrelado ao de marketing. Com isso, contatos já foram feitos com empresas a fim de patrocinar o alvirrubro em 2016. "Desde antes das eleições, começamos a fazer contatos com alguma empresas e agências, tanto locais, regionais, e, principalmente, nacionais. Trabalhamos arduamente para conseguir, o mais breve possível, informar os parceiros para o próximo ano", encerrou.