Náutico

NÁUTICO

Com departamento médico reformulado, Náutico prega prevenção e integração para evitar lesões

Médico Francisco Couto assumiu a coordenação do DM timbu na temporada 2017

postado em 03/01/2017 09:07 / atualizado em 03/01/2017 10:08

Léo Lemos/Náutico
Além das novas caras dentro de campo, a torcida alvirrubra também viu se apresentarem ontem novos rostos fora das quatro linhas. Com o departamento médico reformulado ao fim de 2016, o Timbu apresentou nesta segunda-feira os responsáveis por cuidar da saúde dos atletas e os manterem aptos a enfrentar a temporada. Luciano Temporal é o novo vice-presidente médico, enquanto Francisco Couto assumiu a coordenação médica.

Outros cinco médicos completam a equipe, sendo três no profissional e outros dois na base. Cada qual com sua subespecialidade a fim de atingir cada necessidade que venha a surgir no elenco. No primeiro dia de trabalho, os jogadores colheram sangue e ao longo da semana se revezarão para realizar exames cardiológicos. "Com médicos alvirrubros parceiros, como tradicionalmente acontece", ressaltou Temporal. Os cuidados, porém, não irão parar por aí.

De acordo com Francisco Couto, que retorna ao clube (esteve entre 2001 e 2006 junto ao elenco profissional), a intenção é promover uma integração maior entre os todos os setores para prevenir lesões e, quando necessário, realizar o processo de transição corretamente até a entrega ao departamento físico e, em seguida, de futebol.

"O DM não pode ficar isolado. Temos que fazer avaliação com a fisioterapia, com o pessoal da fisiologia... É muito importante esse intercâmbio no processo de transição com a fisioterapia. Essa prevenção de lesões vai desde a avaliação inicial ortopédica, fisioterápica, para ver se há encurtamento muscular ou déficit de força. Inclusive, já detectamos alguns jogadores que precisam. O DM tem que estar incluído dentro da fisioterapia, fisiologia e do departamento físico", pontuou.