Náutico

CLÁSSICO DAS EMOÇÕES

Náutico vence o Santa por 1 a 0 e mantém chance de classificação na Copa do Nordeste

Gol do zagueiro Nirley deu a vitória ao Timbu, na Arena de Pernambuco

postado em 12/03/2017 18:02 / atualizado em 12/03/2017 19:55

Ricardo Fernandes/DP
Foi a vitória da superação e também do futebol mais inteligente. Mesmo tendo que lidar com desfalques antes e durante o jogo, o Náutico soube ser mais eficiente diante de um burocrático Santa Cruz e saiu da Arena de Pernambuco, com a segunda vitória seguida em clássicos ao bater os corais por 1 a 0, pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. Na semana passada, os timbus haviam derrotado o Sport por 2 a 1 pelo Estadual.

O resultado mantém o Náutico ainda sonhando com a classificação no Regional. Com sete pontos, os alvirrubros precisam golear o Uniclinic na última rodada, fora de casa, para chegar aos dez e tentar avançar como um dos três melhores segundos colocados. Já o Santa, apesar do revés, segue em situação mais confortável. Com dez pontos, os corais precisam apenas de um empate na última rodada, contra o já classificado Campinense, no Arruda.

O jogo

Apesar de ter desfalques importantes no meio de campo, com os volantes João Ananias e Rodrigo Souza, suspensos, além de Maylson, lesionado, a necessidade da vitória fez o Náutico tomar a iniciativa do clássico nos minutos iniciais. Tendo em Marco Antônio e Dudu os principais articuladores do meio de campo, os alvirrubros tiveram mais posse de bola e foram melhores nos minutos iniciais, sempre buscando o ataque.

Por outro lado, o Santa praticamente sem problemas para a partida (a única ausência foi zagueiro Bruno Silva, com problemas musculares), e sabendo da obrigação ofensiva do adversário, trabalhou para achar um contra-ataque. Que não conseguiu encaixar.

Porém, os problemas do Náutico não se encerraram com o início do jogo. Logo aos 16 minutos, o zagueiro Tiago Alves, com um problema na coxa direita, precisou ser substituído. No lugar dele entrou o iluminado Nirley, que fez a sua estreia pelo Timbu. E segundos após entrar em campo, no primeiro toque na bola, abriu o placar de cabeça, após escanteio cobrado por Dudu. Vantagem, àquela altura, merecida.

Só quando se viu atrás do marcador, o Santa procurou sair mais para o ataque. O problema, porém, foi que os corais não souberam sair da marcação, com o meia Léo Costa apagado. O drama alvirrubro, porém, estava longe do fim. Aos 30 minutos foi a vez de Marco Antônio pedir substituição. A opção do técnico Milton Cruz dessa vez foi pelo volante Cal Rodrigues.

Sem o jogador mais experiente, o Náutico perdeu o meio de campo e o tricolor pressionou. Porém, ainda sem conseguir criar jogadas de perigo. Tanto que o único momento em que o empate esteve próximo foi após uma cobrança de falta do zagueiro Anderson Salles, que explodiu no travessão de Tiago Cardoso.

Segundo tempo
Na volta para a etapa final, o técnico coral Vinícius Eutrópio optou por mexer na sua equipe. Já o Náutico voltou buscando sair do sufoco defensivo. Pelo lado alvirrubro, Milton Cruz conseguiu reorganizar o time. E principalmente explorando o lado esquerdo da defesa coral, voltou a buscar o ataque. Logo no primeiro minuto, Alison perdeu uma grande chance. Boa defesa de Júlio César.

A resposta do Santa veio aos oito e graças a uma falha grosseira de Ewerton Páscoa. Após assistência de Thomas, o zagueiro alvirrubro “furou”, mas Everton Santos não aproveitou, errando a finalização que cruzou a meta de Tiago Cardoso.

Aos 12 minutos, Eutrópio resolveu deixar o Santa mais ofensivo, com a entrada de Thiago Primão na vaga do volante Gino. Na sequência foi a vez do atacante argentino Facundo Parra, que substituiu Thomas.

Já pelo lado timbu, Milton Cruz resolveu queimar sua última substituição para tentar segurar o resultado ao trocar o atacante Alison pelo zagueiro Adalberto, aos 26 minutos. Era a vez do Náutico apostar nos contra-ataques, E em um deles, já aos 49 minutos, Erick perdeu a melhor chance do segundo tempo, ao completar no travessão, dentro da pequena área. Pelo futebol burocrático do Santa e pela entrega e estratégia alvirrubra, vitória justa na Arena.

Ficha do jogo

Náutico 1

Tiago Cardoso, David, Tiago Alves (Nirley), Ewerton Páscoa e Manoel, Darlan, Giovanni, Marco Antônio (Cal Rodrigues) e Dudu; Alison (Adalberto) e Erick. Técnico: Milton Cruz.

Santa Cruz 0
Júlio Cesar, Vítor, Jaime, Anderson Salles e Roberto; Gino (Thiago Primão), David, Léo Costa e Thomás (Facundo Parra); Everton Santos (William Barbio) e Halef Pitbull. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Local: Arena de Pernambuco. Árbitro: Caio Max Vieira (RN). Assistentes: Francisco Jailson e Luis Carlos de França (ambos do RN). Gol: Nirley (17 min do 1º). Cartões amarelos: Jaime, Gino, Roberto (SC), David, Nirley, Erick (N). Público: 6.692. Renda: R$ 85.950.