Náutico

NÁUTICO

Com o Náutico, Roberto Fernandes tentará pela 1ª vez chegar aos mata-matas da Série C

Treinador disputou a competição quatro vezes nas últimas sete temporadas

postado em 22/11/2017 17:20 / atualizado em 22/11/2017 18:30

Ricardo Fernandes/DP
De contrato renovado para 2018, o técnico Roberto Fernandes já vem tocando o planejamento do Náutico para a disputa da Série C. Competição que o comandante alvirrubro conhece muito bem. Afinal, esta será a quinta edição da Terceirona que o treinador irá disputar nas últimas oito temporadas. Experiência que, por enquanto, conta com trabalhos apenas medianos.
 
Sem contar com nenhum acesso, Roberto Fernandes também nunca conseguiu avançar da primeira fase na Série C. Porém, em apenas duas oportunidades iniciou a competição, sendo responsável pela montagem do elenco. Missão que terá no Timbu.

A primeira delas foi e 2011, com o Paysandu. Contratado em maio, iniciou a Série C após perder o título do Campeonato Paraense, nos pênaltis, para o modesto Independente. Em uma competição diferente da atual, disputada com quatro grupos de cinco times, com apenas os dois primeiros avançando para a segunda fase, foi demitido na penúltima rodada da primeira fase, após uma derrota, fora de casa, para o Rio Branco-AC. No total, deixou o time com três vitórias, dois empates e duas derrotas. Um aproveitamento de 45,8%. 

Na rodada final, o Paysandu conseguia a classificação, mas seria eliminado na fase seguinte, ao terminar em terceiro no grupo que tinha CRB e América-RN, que seguiram em frente, além do Luverdense.

A outra oportunidade em que iniciou a Série C foi a frente do América-RN, em 2015. Após conquistar o título potiguar, em cima do rival ABC, e já com a competição em seu formato atual (com dois grupos de dez clubes e os quatro primeiros avançando aos mata-matas do acesso), terminou na quinta colocação, com oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas (53,7% de aproveitamento). Ficou a dois pontos do Confiança, que ficaria na 4ª colocação do Grupo A.

Curiosamente, as duas últimas passagens de Roberto Fernandes pela Série C foram pelo clube sergipano. A primeira em 2016, quando assumiu na 9ª rodada para a sua especialidade, salvar o clube do rebaixamento. E com uma campanha de quatro vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas conseguiu, deixando o Confiança na 7ª colocação, com dois pontos a mais que o América-RN, primeiro time do descenso. O aproveitamento de 53,3% foi semelhante ao do Fortaleza, que liderou o grupo com 55,5% de rendimento.

Já a segunda participação na Série C pelo Confiança foi este ano. Mas de forma relâmpago. Após ser eliminado na primeira fase da Série D com o Bangu, foi mais uma vez contratado após um início pouco animador da equipe sergipana. Porém ficou a frente do clube por apenas dois jogos, na 11ª e 12ª rodadas, conseguindo empates diante de Cuiabá e Moto Club, ambos em Aracaju. Em seguida, aceitou o convite para voltar para o Náutico.

Roberto Fernandes na Série C

2011
Paysandu 
3 vitórias
2 empates
2 derrotas
45,8% de aproveitamento
Demitido antes do termino da 1ª fase

2015
América-RN
8 vitórias
5 empates
5 derrotas 
5ª colocado na 1ª fase, ficou a dois pontos do Confiança, último time a se classificar para o mata-mata

2016  
Confiança 
4 vitórias
4 empates
2 derrotas
Assumiu o time na 9ª rodada e com 53,3% de aproveitamento livrou o clube do rebaixamento

2017 
Confiança
2 empates
Passagem relâmpago antes de aceitar o convite para retornar ao Náutico