Náutico

COPA DO BRASIL

Ataque funciona, Náutico vence Cuiabá por 2 a 1 e garante vantagem na Copa do Brasil

Timbu joga por empate na partida da volta na Arena Pantanal

postado em 28/02/2018 21:26 / atualizado em 28/02/2018 21:40

Ricardo Fernandes/DP
Em uma prévia do que pode vir a ser um mata-mata pelo acesso à Série B, o Náutico saiu na frente em busca da classificação à quarta fase da Copa do Brasil ao bater o Cuiabá por 2 a 1, na Arena de Pernambuco, com Ortigoza e Tharcysio marcando os gols alvirrubros e Doda descontando para os matogrossenses. Todos foram assinalados no segundo tempo. O jogo também registrou o maior público do clube na temporada, com 5.302 torcedores.

Com o resultado, o Timbu joga pelo empate no confronto de volta, no dia 14 de março, na Arena Pantanal. A partir deste ano, os gols marcados como visitante deixam de ser critério de desempate. Assim, para avançar de forma direta, o Cuiabá precisará de um triunfo por dois gols de diferença. Caso devolva o placar de 2 a 1 ou qualquer outro com apenas um gol de diferença, a decisão da vaga sairá nos pênaltis. O Náutico não chega a quarta fase da Copa do Brasil desde 2015. A classificação vale R$ 1,8 milhão.

Jogo começa com ataque novo

Para a partida, enfim, o técnico Roberto Fernandes colocou em campo a tão esperada dupla Wallace Pernambucano e Ortigoza. Porém, ao contrário do que se imaginou, o meia, artilheiro do time na temporada com seis gols, não foi recuado para a sua posição de origem e permaneceu na frente, ao lado do paraguaio, sendo os homens mais adiantados da equipe. 

A estratégia, no entanto, não deu certo no primeiro tempo. Robinho e Medina, apesar de permanecerem pelas pontas, atuaram mais recuados. E assim, tiveram dificuldade para municiar o ataque, facilitando a marcação do Cuiabá. Como os laterais alvirrubros também pouco apoiavam, a nova dupla ofensiva do Náutico acabou isolada na frente, já que também se criou um buraco criativo no meio de campo, muitas vezes com os lançamentos partindo dos volantes Josa e Negretti.



Com isso, apesar de ter uma boa posse de bola, o Timbu pouco ameaçou a meta da equipe matogrossense. Tanto que a única boa chance na etapa inicial veio após um erro na saída de bola do Cuiabá. Com a marcação adiantada, Negretti roubou a bola e chutou de fora da área na trave. E foi só.

Já o Cuiabá, mais precavido, apostou em explorar os erros alvirrubros, que nesse caso tinham uma fonte principal: o jovem lateral-esquerdo Kevyn. Após algumas falhas na partida (e reclamações do técnico Roberto Fernandes e dos companheiros), o atleta perdeu a confiança e virou o mapa da mina para os adversários. Foi pelo setor do prata da casa, que a equipe visitante procurou ameaçar a meta de Bruno. Porém, também sem sucesso. Na descida para o intervalo, um misto de vaias e aplausos.

Gols no segundo tempo

Buscando dar mais criatividade e força ao seu ataque, Roberto Fernandes voltou com uma proposta ainda mais ofensiva para a etapa final, com a saída do volante Josa e a entrada do atacante Tharcysio. Com isso, Wallace Pernambucano foi recuado para a criação e também na recomposição defensiva do meio de campo.

O cenário ficou ainda melhor para o Náutico, após o zagueiro Marcelo Xavier cometer outra falta em Ortigoza, receber o segundo cartão amarelo e ser expulso aos 11 minutos. Para completar, após Breno Calixto cobrar a falta na barreira, a bola sobrou para o próprio Ortigoza, livre, tocar longe do alcance do goleiro Victor Souza. Timbu na frente.

Com vantagem numérica em campo e no placar, o Náutico cresceu na partida e por pouco não amplia logo em seguida com Medina, após boa jogada de Thiago Ennes pela direita. O desenho da partida era todo favorável, porém, após uma falha do próprio lateral alvirrubro, que não conseguiu cortar um cruzamento,  Doda empatou para os matogrossenses, aos 22 minutos. 

O Náutico sentiu o gol nos minutos seguintes, com o Cuiabá igualando as ações. Porém, em noite de montanha russa, Ennes fez outra boa jogada pela direita e cruzou para Tharcysio completar para as redes. A partida voltava para as mãos do Timbu. Dessa vez, para não mais sair. Náutico em vantagem no confronto. .

Ficha do jogo

Náutico 2

Bruno; Thiago Ennes, Breno Calixto, Camutanga e Kevyn; Negretti, Josa (Tharcysio), Medina (Rafael Assis) e Robinho, Wallace Pernambucano e Ortigoza (William Gaúcho). Técnico: Roberto Fernandes.

Cuiabá 1

Victor Souza; Weriton, Ednei, Marcelo Xavier e Quaresma; Magno, Doda e Hiltinho (Lucão); Jean (Rodrigo Ferreira), Jenison e Bruno Alves (Adalgiso Pitbull). Técnico: Itamar Schulle

Local: Arena de Pernambuco
Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
Ássistentes: Sidmar dos Santos Meurer e Marcus Vinicius Gomes (ambos de MG)
Gols: Ortigoza (12 min do 2º) , Doda (22 min do 2º) e Tharcysio (32 min do 2º)
Cartões amarelos: Marcelo Xavier, Hiltinho, Bruno Alves (C ), Thiago Ennes (N)
Cartão vermelho: Marcelo Xavier (C)
Público: 5.302 torcedores
Renda: R$ 83.300,00