Náutico

SANTA CRUZ

Raio-x do Náutico no mercado: diretoria fecha temporada de 2018 com 28 contratações

Setor que mais recebeu reforços ao longo do ano no Timbu, o meio de campo, foi também o que mais teve dispensas, com três jogadores deixando o clube

postado em 14/06/2018 08:30 / atualizado em 14/06/2018 08:36

Ricardo Fernandes/Spia Photo
Com o anúncio do lateral direito Assis e do zagueiro Suélinton, o Náutico fechou não só o ciclo de contratações para a Série C, mas também todo o processo de montagem do elenco que praticamente partiu do zero ainda no ano passado, após o rebaixamento como lanterna da Série B. Desde o anuncio do meia Wallace Pernambucano, em novembro de 2017, até o fechamento das inscrições para a Terceira Divisão, 28 jogadores chegaram ao clube. O primeiro jogador anunciado foi o atacante Thiago Cunha, que no entanto não chegou a assinar contrato e que por isso fica fora do balanço desta matéria.

Em uma análise geral, o setor de meio-campo foi o que mais recebeu novos atletas durante o ano. Ao todo, chegaram ao Timbu sete volantes e sete meias, dos quais dois cabeças de área já deixaram o clube (Hygor e Wendel, este último se aposentou), além do meia Clebinho, liberado logo após o Campeonato Pernambucano. 

Ao longo desse tempo, também deixaram o Alvirrubro os atacantes Fernandinho, Daniel Bueno e Wagner Lauretti. Desses citados, apenas Wendel e Fernandinho chegaram a ter uma sequência no time titular. Os demais foram bastante contestados ou pouco atuaram. Um caso curioso é o do lateral esquerdo Gabriel Araújo, que chegou a ser liberado pela diretoria, mas acabou reintegrado ao elenco na última semana a pedido do técnico Márcio Goiano.

No ciclo de contratações para o Campeonato Pernambucano, no qual o Alvirrubro se sagrou campeão após 14 anos de jejum, porém, boa parte das apostas foram certeiras. Tanto que a base se manteve para a disputa da Série C. A principal delas foi o atacante Ortigoza. Com um total de 10 gols em 17 partidas, o paraguaio é artilheiro e o maior destaque timbu na temporada. 

Outros que também possuem um saldo positivo são o próprio Wallace Pernambucano, vice-artilheiro do Náutico em 2018 com oito tentos e também importante na conquista do Estadual, ao lado do volante Negretti, capitão durante o torneio e que, agora, não tem vaga garantida entre os titulares com o Márcio Goiano, e do zagueiro Camutanga, que chegou para um período de teste e acabou como titular da equipe.

Já com relação aos jogadores contratados para a Série C, o único que vem conseguindo ter um bom desempenho é o volante Jhonnatan, que já marcou dois gols nas sete partidas em que defendeu o time. Por sua vez, o meia Dudu, o meia-atacante Lelê e o lateral esquerdo Tiago Costa ainda não convenceram. Ao ponto do último ter deixado a equipe na rodada passada, na vitória por 3 a 2 sobre o Remo, substituído pelo volante Josa, que atuou improvisado no setor.  

Confira os atletas que chegaram e saíram do Timbu nesta temporada

Goleiro: Luiz Carlos
Laterais: Thiago Ennes, Bryan, Gabriel Araújo, Tiago Costa e Assis
Zagueiros: Camacho, Camutanga e Suéliton
Volantes: Negretti, Josa, Jhonnatan, Gímenez, Régis, Hygor* e Wendel*
Meias: Júnior Timbó, Wallace Pernambucano, Medina, Lelê, Dudu, Júnior Lemos e Clebinho*
Atacantes: Rafael Assis, Ortigoza, Fernandinho*, Wagner Lauretti* e Daniel Bueno*

Total: 28 contratações 
* Atletas que já deixaram o Náutico