Náutico

NÁUTICO

Defesa do Náutico vive melhor fase no ano e divide méritos: 'Começa lá na frente'

Equipe Alvirrubra chega para decisão do Campeonato Pernambucano com menor número de gols sofridos em recorte recente

postado em 12/04/2019 20:10 / atualizado em 12/04/2019 20:10

<i>(Foto: Léo Lemos/CNC)</i>
A excelente fase do Náutico - que carrega uma invencibilidade de 18 partidas, está na semifinal da Copa do Nordeste e entrará em campo neste domingo contra o Sport, pela partida de ida da final do Campeonato Pernambucano - pode ser traduzida pelo baixo número de gols sofridos recentemente. Nos últimos sete jogos, o goleiro Bruno foi vazado apenas em duas oportunidades. O panorama é bem distinto do apresentado no início da temporada, onde o Timbu, neste mesmo período, havia tomado nove gols. O recorte é, com sobras, o melhor apresentado pela equipe nos 22 jogos em 2019.

Para os jogadores Alvirrubros, o rendimento do sistema defensivo não se deve apenas a este setor, mas também ao papel desempenhado pelos jogadores de ataque.

“O setor defensivo é um ‘blá, blá, blá’ do futebol. Uma coisa certíssima: começa lá na frente (a marcação). Se o nosso atacante não ajudar a marcar, arrebenta lá atrás, arrebenta o zagueiro. E a gente vem fazendo isso bem, tendo uma coordenação para fazer isso. A gente tem se comunicado bastante, no treino a gente está aprimorando isso a cada dia. E acho que isso é que está prevalecendo”, disse o volante e capitão Josa.

Este período recente, inclusive, foi marcado por jogos difíceis para o Náutico. O Timbu entrou em campo contra o CRB, Vitória-BA e Ceará (equipes de divisões acima) fora de casa pela Copa do Nordeste, além de ter enfrentado Vitória-PE e Afogados da Ingazeira em duelos únicos de caráter decisivo pelo Estadual. A última vez que a equipe comandada por Márcio Goiano sofreu mais de um gol na partida foi no dia 16 de fevereiro, contra o Flamengo de Arcoverde, em vitória por 4 a 2.

“O Náutico, em si, vem desenvolvendo um ótimo trabalho. Tanto da parte defensiva, como o ataque. Nas últimas dez partidas tomamos só três gols. E isso significa lá na frente. Eles vêm nos ajudando, forçando a marcação, a saída de bola do adversário e isso dificulta estarem chegando nosso gol. E consequentemente está sendo bem visto por todos, bem trabalhado. Só dar sequência”, explicou o lateral esquerdo Assis. 

Outro fator que ajuda a corroborar esta tese é que a dupla de zagueiros - principais peças do sistema defensivo - tem tido algumas mudanças. Sueliton, Camutanga e Diego Silva se revezaram na composição do miolo de zaga por problemas de contusão. Isto após Rafael Ribeiro deixar o time depois três partidas consecutivas como titular por causa de uma lesão muscular na coxa direita. Para a decisão contra o Sport, contudo, o treinador Alvirrubro não contará com Suéliton, o único titular absoluto. Ele será desfalque pelo terceiro jogo seguido por conta de uma lesão de edema ósseo no joelho esquerdo.
 
Número de gols sofridos pelo Náutico em 2019

- Sete últimos jogos: dois gols (média 0,28 por partida) 
- Sete primeiros jogos: 11 gols (média 1,38 por partida)
- Oito jogos neste intervalo: oito gols (média 1,0 por partida)

Média em 2019: 0,86