Náutico

SPORT

O homem que mudou o destino do Sport: Guto Ferreira comanda Leão ao seu 42º Estadual

Treinador assumiu o Sport em crise, mas com mexidas pontuais conseguiu dar uma nova cara e melhorar o rendimento da equipe

postado em 21/04/2019 20:00 / atualizado em 21/04/2019 20:05

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP)</i>
A chegada de Guto Ferreira mudou os rumos do Sport na temporada. Se nos primeiros jogos da temporada, com Milton Cruz à frente, o time oscilava de rendimento, a troca no comando técnico, após a derrota contra Tombense, pela Copa do Brasil e o revés no Clássico das Multidões, contra o Santa Cruz, no Arruda, trouxe estabilidade para que equipe se credenciasse às finais do Estadual e saísse com o 42º título estadual. 
 
Com as seis vitórias em sete jogos, a chegada de Guto Ferreira consertou problemas que a equipe vinha apresentando no início da temporada. Primeiro, ele promoveu a entrada do jovem Mailson, na vaga do ídolo Magrão, que vinha de falhas consecutivas. E coube justamente ao prata da casa, de 22 anos, o papel de herói da decisão ao defender as cobranças de Rafael Oliveira e Diego Silva na disputa de pênaltis.  
 
Outra mudança promovida pelo treinador foi o posicionamento do atacante Guilherme para o setor de criação do meio-campo, abrindo mão do modelo com três volantes usado por Milton Cruz. Estas mudanças fizeram com que o time da Praça da Bandeira subisse radicalmente de produção. Apesar disso, o técnico do Sport dividiu os créditos da vitória com o antigo comandante. 

“Eu divido os méritos do título com o Milton (Cruz). Todo início de trabalho é problemático. Até que você ache um encaixe, uma formação, tudo isso é muito problemático. Eu troquei apenas uma peça do time titular dele, porque eles fizeram um grande trabalho de base”, contou Guto após o jogo do título.

Os números no ataque e na defesa passaram a ser melhores em relação ao desempenho do time de Milton Cruz. No ataque, em seis jogos, o Sport marcou 18 vezes contra 12 no comando do ex-treinador, durante suas sete partidas. Na defesa, o Leão que teve sua defesa vazada oito vezes em sete jogos, só viu o goleiro Mailson buscar a bola em suas redes em cinco oportunidades nas últimas sete partidas. 

Sobre o retrospecto, o desempenho de Guto à frente do Leão, superou o início de Eduardo Baptista, técnico mais longevo e bem-sucedido do Sport na década, com um título pernambucano e uma taça da Copa do Nordeste, além de boa campanha no Campeonato Brasileiro de 2015. Nas sete primeiras partidas de Eduardo à frente do Sport, o Leão venceu cinco vezes, empatou uma e saiu de campo derrotado apenas uma vez, o que demonstrou um aproveitamento de 76,1% contra os 85,7% obtidos por Guto durante a campanha em 2019.

A sequência era tão boa que superou números que o Sport não conseguia repetir há quase dois anos. A última vez em que o Leão havia vencido seis partidas seguidas foi entre junho e julho de 2017, quando o Rubro-negro superou Santos, Salgueiro, Athletico Paranaense, Arsenal de Sarandí, Coritiba e Chapecoense, nas disputas do Campeonato Brasileiro, Copa Sul-americana e pela decisão do Estadual do mesmo ano. 

Com a vitória obtida, contra o Náutico, nos Aflitos, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano 2019, o técnico Guto Ferreira teve a vantagem de administrar o resultado em casa e garantiu o 42º título estadual do Sport, mantendo o tabu de não ser superado em decisões do certame doméstico pelo Timbu desde 1968, ano em que os alvirrubros conquistaram seu hexacampeonato. 

Jogos de Guto Ferreira no Sport 

28/02
Sport 3 x 1 Afogados da Ingazeira
 
13/03
Sport 4 x 0 Salgueiro

17/03
Central 2 x 1 Sport

24/03
Sport 4 x 0 Petrolina  

07/04
Sport 3 x 1 Salgueiro

14/04
Náutico 0 x 1 Sport

21/04
Sport 1 x 2 Náutico

Números de Guto Ferreira (2019)

7 jogos 
6 vitórias
1 derrota
18 gols marcados (2,57 gol/jogo)
5 gols sofridos (0,71 gol/jogo)
85,7% de aproveitamento