Náutico

NÁUTICO

Em jogo burocrático, Náutico perde para o Ferroviário nos Aflitos e aprofunda crise

O Timbu, apesar de ter sido o melhor na partida em alguns momentos, não conseguiu furar a defesa bem postada do Ferrão

postado em 12/05/2019 20:05 / atualizado em 12/05/2019 20:45

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP )</i>
Após a eliminação na semifinal da Copa do Nordeste contra o Botafogo-PB, o Náutico voltou seus olhos para a Série C com o objetivo de buscar o mínimo de paz. Contra o Ferroviário, pela terceira rodada da Terceirona e em um Aflitos praticamente vazio, não conseguiu. Em jogo burocrático e com pouquíssimas chances de gols criadas, o Timbu perdeu por 1 a 0 diante do Tubarão da Barra e amargou a quinta derrota nas últimas sete partidas. E a crise segue, ainda mais profunda, na Rosa e Silva. 
 
Com a derrota dentro de seus domínios, o Alvirrubro saiu da zona de classificação do grupo A da Série C, figurando na 5ª colocação. Nas três partidas que fez, o Timbu apenas somou três pontos.  

O jogo

Para a partida, o Náutico contou com o retorno de peças importantes na composição tática do elenco. Fora do último duelo pela semifinal da Copa do Nordeste contra o Botafogo-PB, o volante Josa e o atacante Thiago, que foi convocado pela Seleção Brasileira sub-18, retornaram à equipe principal do Alvirrubro diante do Ferroviário. Outra novidade na equipe foi o retorno do zagueiro Suéliton aos 11 principais. 

Avançando as linhas de marcação no início da partida, foi o Náutico quem mais ocupou a área de defesa do Ferroviário e teve tranquilidade para trocar passes, envolver. Porém, no caso do Timbu, não representou muita coisa, já que a equipe não conseguiu criar chances de perigo e furar a defesa dos cearenses. Do outro lado, o Ferrão também não encontrou terreno fácil para imprimir ofensividade.

Prova disso foi que até os 26 minutos da primeira etapa, nenhuma equipe conseguiu sequer finalizar em gol na meta adversária. A única chance de perigo criada pelo Náutico aconteceu apenas um minuto depois. Hereda cruzou na pequena área, a bola passou por todo mundo e sobrou para Suéliton. Mas o zagueiro, mesmo ficando cara a cara com o gol, furou a bola e perdeu a chance de abrir o placar nos Aflitos. 

A resposta do Ferroviário veio em erro no meio de campo do Timbu. Aos 30 minutos, Hereda, de cabeça, tentou se livrar da bola, mas ela voltou para o Ferroviário, que armou o contra-ataque em velocidade. No um contra um contra Suéliton, Caxito passou pelo zagueiro. A bola imprimiu velocidade, mas o atacante ainda conseguiu chutar e Bruno salvou o Náutico. Em um primeiro tempo sonolento e sem oportunidades claras de gol criadas, foi apenas aos 30 minutos de partida a chance de maior perigo jogo criada no primeiro tempo.
 

Segundo Tempo 

Com a tentativa de imprimir um jogo veloz no ataque - o que não aconteceu na primeira etapa - o técnico Márcio Goiano sacou o volante Wagninho e deu lugar ao atacante Tarcysio Martins. E, logo aos cinco minutos, Odilávio quase balançou as redes para o Timbu, se não fosse Nícolas. O prata da casa encontrou espaço na intermediária, chutou forte e o goleiro se esticou todo para defender. 

Mas, aos 13 minutos veio o fatal contra-golpe. Em contra-ataque, Janeudo fez jogada pela esquerda e ficou cara a cara com Bruno. O goleiro alvirrubro saiu mal e o meia só teve o trabalho de tocar, com facilidade, para Caxito balançar as redes dos Aflitos. 1 a 0 para o Ferroviário. 

Partindo todo para o ataque, o Náutico não conseguiu administrar a necessidade de, pelo menos, empatar a partida. Tanto é que após o gol do Tubarão da Barra, nenhuma chance de perigo à meta do goleiro Nícolas foi criada. Até que, aos 39 minutos, em cruzamento na entrada da pequena área, Hereda lançou e Suéliton, embaixo da barra, conseguiu errar, mais uma vez, o gol. De cabeça, o zagueiro colocou a bola na trave. A última chance do Timbu na partida. E, com ela se foi a chance de minimizar os ânimos da torcida, que saiu dos Aflitos na bronca com o time.
 
Após mais um revés, já nesta quarta-feira o Náutico tem um jogo que vale o futuro do clube. Nesta quarta-feira também no estádio dos Aflitos, o Alvirrubro receberá o Campinense pela partida de volta da seletiva da pré-Copa do Nordeste de 2020. Os pernambucanos precisam vencer por dois gols de diferença para se garantirem na fase de grupos da próxima edição do Nordestão. 

Ficha do jogo

Náutico 0

Bruno; Hereda, Camutanga, Suéliton e Josa (Jhonnatan); Jimenez, Wagninho (Tarcísio Martins) e Luiz Henrique; Thiago, Wallace Pernambucano e Odilávio. Técnico: Márcio Goiano.

Ferroviário  1

Nícolas, Osvaldir, Da Silva, Afonso e Michael; Mazinho, Gleidson (Jean Henrique), Leanderson (Jhonnatan) e Janeudo; Léo Jaime (Juninho Arcanjo) e Caxito. Técnico: Marcelo Vilar.

Local: Aflitos
Árbitro: Diego da Silva Castro (PI)
Assistentes: Thyago Costa Leitão e Mauro Cezar Evangelista  (ambos do PI)
Cartões Amarelos: Camutanga (N), Janeudo (F), Wallace Pernambucano (N), Nícolas (F), Hereda (N), 
Gols: Caxito, aos 13 minutos do 2T (Ferroviário)
Público: 2.635
Renda: R$ 22.000