Náutico

NÁUTICO

Náutico tem quase 90% de chances de classificação às quartas de final da Série C

Timbu vem de três vitórias seguidas, assumiu vice-liderança do Grupo A, abriu vantagem no G4, eliminou risco de queda e tem boa chance de ir às quartas

postado em 01/08/2019 09:01 / atualizado em 01/08/2019 08:44

<i>(Foto: Ricardo Fernandes/DP)</i>
A quatro rodadas do final da Primeira Fase da Série C, o Náutico ocupa a vice-liderança do Grupo A, cenário que classificaria a equipe às quartas de final se o torneio terminasse hoje. Três pontos atrás do líder, Sampaio Corrêa, e três à frente do primeiro time fora do G4, Imperatriz, o Náutico tem 85,9% de chance de classificação às finais, segundo site Chance de Gol.

O Timbu somou 24 pontos nas 14 primeiras rodadas do torneio e reassumiu a vice-liderança após uma sequência de três vitórias. Nos últimos cinco jogos, o alvirrubro ostenta 80% de aproveitamento. Segundo o site, essa pontuação ainda não é suficiente para classificar a equipe, mas mantendo o aproveitamento de 57,1%, a equipe chegaria a 31 pontos e teria 99,9% de chance de passar às quartas. Para essa pontuação, o Náutico precisaria de duas vitórias e um empate nos quatro jogos restantes.

Caso o Náutico acumule um tropeço a mais que nesse cenário e vá apenas a 28 pontos, o Timbu continua com grandes chances de classificação. 28 foi o corte previsto pelo treinador Gilmar dal Pozzo, levando em conta o retrospecto histórico e o decorrer do campeonato. Segundo o Chance de Gol, uma equipe com essa pontuação tem mais de 60% de chance de classificação às quartas de final da Série C.

Na disputa pela primeira vaga do grupo, a média histórica costuma girar em torno dos 33 pontos. Para alcançar essa pontuação, o Náutico precisaria de três vitórias. A primeira colocação dá ao time a chance de disputar os segundos jogos das quartas e da semi em casa. Como o Náutico ainda enfrenta o líder Sampaio Corrêa, três pontos à sua frente, a primeira colocação ainda depende só de si.

Quanto ao rebaixamento, o Náutico já está na segurança matemática. Segundo os cálculos do site, o clube tem quase 0% de chances de queda. Para que o cenário quase impossível esteja totalmente descartado, basta que o Náutico faça ao menos um ponto nas quatro rodadas finais do torneio ou que Treze ou Globo não vençam alguma das partidas restantes.

CONFIRA AS PROBABILIDADES DE CADA CLUBE SEGUNDO O CHANCE DE GOL

Sampaio Corrêa - 96,7%
Náutico - 85,9%
Confiança - 77,2%
Ferroviário - 74,7%
Imperatriz - 52,8%
Botafogo - 7,9%
Santa Cruz - 4,8%
Globo - 0,05%
Treze - quase 0%
ABC - 0%