Náutico

NÁUTICO

Técnico do Náutico faz mistério diante do Paysandu, mas dúvidas estão no setor ofensivo

Do meio para trás, Timbu está praticamente certo; na frente, maior dúvida é a permanência de Jean Carlos ou Álvaro, além da iminente volta de Wallace

postado em 29/08/2019 19:00 / atualizado em 29/08/2019 19:02

<i>(Foto: Paulo Paiva/ DP Foto)</i>
Na preparação para enfrentar o Paysandu, domingo, às 18h, no estádio Mangueirão, pela primeira partida das quartas de finais da Série C, o técnico Gilmar Dal Pozzo decidiu fazer mais mistério do que o habitual. Normalmente, o treinador fecha um ou dois treinos na véspera dos confrontos, mas nesta semana decidiu realizar três movimentações sem acesso da imprensa. 

Apesar do mistério, pode-se dizer que as dúvidas do treinador estão no ataque alvirrubro - uma vez que a manutenção da defesa esboçada na única atividade aberta da semana é a mesma que vem atuando na reta final da primeira fase da Terceirona. Confira abaixo, setor por setor, o time do Náutico que deve entrar em campo na decisão em Belém.

Defesa
Apesar das boas atuações de Erick Daltro, a lateral esquerda deve voltar a ser ocupada por Wilian Simões. O jogador ficou no banco diante do Santa Cruz por estar pendurado e recuperando-se de lesão. Quem retorna também é Camutanga - havia ficado de fora também por ter dois cartões. Ao lado da dupla, permanecem Hereda na direita e Diego Silva no miolo de zaga. Foi este quarteto que treinou durante todo o treino de terça-feira e que deu ‘liga’ na reta final da Série C. 

Volantes
Aqui, também sem mistério. Dal Pozzo sequer abriu mão da dupla no clássico - jogo em que poderia preservar - e o Timbu cresceu de produção com os dois juntos: diminuiu a média de gols sofridos e tem maior aproveitamento de pontos. Assim como a linha defensiva, os dois trabalharam juntos durante a movimentação inteira. 

Meio e ataque
Neste ponto é onde estão as dúvidas de Dal Pozzo. De início, ele terá os retornos de Matheus Carvalho e Thiago. Principal jogador da equipe, o prata da casa é praticamente retorno certo no lado direito do ataque. Matheus, utilizado em todos os jogos desde a chegada do treinador - fora apenas por lesão ou suspensão - também tende a retornar, mas a questão é na vaga de quem: Jean Carlos ou Álvaro.

Desta forma, depende da postura que Dal Pozzo vá querer para o ritmo. Mantendo Álvaro, mais físico, terá um jogo forte e rápido, tanto na marcação e recomposição quanto para o contra-ataque. Caso opte por Jean no time, perderá em velocidade, mas ganhará um jogador de passe e finalização, especialmente em bolas paradas. A escolha de um dois, aliás, interfere na posição de Matheus: com Jean, ele atua pela esquerda; com Álvaro, atua mais centralizado. No treino de terça, o técnico promoveu rodízio entre trios no setor. 

Como referência no ataque, Wallace Pernambucano deve retornar ao time após 40 dias. Isso porque Rafael Oliveira, com dores na panturrilha direita, perdeu quatro treinos nesta semana e deve ser desfalque.

Desta forma, o provável Náutico para entrar em campo deverá ter: Jefferson; Hereda, Camutanga, Diego Silva, Wilian Simões; Josa, Jiménez, Jean Carlos (Matheus Carvalho); Matheus Carvalho (Álvaro), Rafael Oliveira (Wallace Pernambucano) e Thiago.