Náutico

NÁUTICO

Náutico é o segundo líder do Grupo A a chegar à final da Série C, antes, só o Santa Cruz

Final entre Náutico e Sampaio será a quarta seguida entre duas equipes da mesma chave, o mesmo aconteceu em 2013, no título do Santa Cruz

postado em 25/09/2019 08:40 / atualizado em 25/09/2019 11:44

<i>(Foto: Ricardo Fernandes/DP Foto; Bruna Costa/DP Foto)</i>
A história se repete. Se em 2013 o Santa Cruz ainda tinha cicatrizes do rebaixamento e jogava a Série C na luta para reafirmar a reconstrução do time, liderou o Grupo A, subiu e foi à final da Terceirona para enfrentar o Sampaio Corrêa, o mesmo roteiro foi cumprido pelo Náutico em 2019. O porém é que só os pernambucanos conseguiram terminar a primeira fase na liderança do Grupo A e depois partir até a decisão nacional.

A campanha de 2013 selou o primeiro título nacional do Santa Cruz, assim como a de 2019 pode se tornar o primeiro do Timbu. Os dois anos tiveram três acessos do Grupo A, mas se o caminho do Santa até a final teve quatro vitórias, o Náutico venceu apenas um dos quatro jogos até a final. O Timbu teve dois empates, uma derrota e teve que decidir as duas fases nos pênaltis. Quem chega para essa final invicto no mata-mata é o Sampaio.

As duas campanhas ficam como as únicas de líderes do Grupo A que avançaram à final da Série C nos oito anos que a competição segue o atual formato. Entre essas edições, o Fortaleza é a equipe que mais liderou o grupo, tendo ficado na quatro oportunidades. Desde 2012, o Leão só conseguiu o acesso em 2017, quando ficou na 3º posição da chave e viu o líder Sampaio subir junto.

Esse é o segundo ano seguido que o Náutico fecha o grupo na primeira colocação, mas na oportunidade, todos os times do Grupo B venceram nas quartas, no único ano em que todas as equipes do mesmo grupo subiram. No total, são 15 acessos para o Grupo A, contra 17 para o B. Quanto às finais, são nove presenças de times do A, contra sete do B. O número de títulos será igualado nesta temporada, que tem a quarta final seguida entre duas equipes da mesma chave.

CONFIRA TODAS AS FINAIS DA SÉRIE C NO ATUAL FORMATO

2012 - Campeão: Oeste (B), vice: Icasa (A)
2013 - Campeão: Santa Cruz (A), vice: Sampaio Corrêa (A)
2014 - Campeão: Macaé (B), vice: Paysandu (A)
2015 - Campeão: Vila Nova (A), vice: Londrina (B)
2016 - Campeão: Boa Esporte (B), vice: Guarani (B)
2017 - Campeão: CSA (A), vice: Fortaleza (A)
2018 - Campeão: Operário-PR (B), vice: Cuiabá (B)
2019 - Sampaio Corrêa (A) x Náutico (A)