Náutico

NÁUTICO

'Só entorse', grau e possíveis prazos: vice-presidente médico detalha situação de Kieza

Atacante não teve fratura constatada, mas ainda terá que fazer novo exame para detectar a gravidade da torção: um, dois ou três

postado em 02/02/2020 14:55

(Foto: Caio Falcão/ CNC)
O Náutico venceu o Freipaulistano no último sábado, mas nem apenas de alegria viveu o torcedor alvirrubro naquela noite. Muito pelo contrário. O cenário, ainda no primeiro tempo, virou de preocupação. Aos 35 minutos de jogo, o atacante Kieza sofreu uma entrada dura no tornozelo e deixou o campo carregado nos braços, com muitas dores, inclusive sendo submetido a um esquema especial para retornar ao Recife ainda na madrugada para a realização de uma radiografia, cujo resultado foi positivo.

Isso porque não foi constatada nenhuma fratura no tornozelo esquerdo do jogador - o que seria caso para cirurgia e pausa de, pelo menos três meses - de acordo com o vice-presidente médico do Náutico, Múcio Vaz, que detalhou a situação de Kieza ao Superesportes.

O K9 ainda vai precisar passar por um novo exame, desta vez de ressonância magnética, para detectar o grau da contusão. “Essas entorses grandes, como foi a dele, precisa-se avaliar com ressonância magnética, que faremos amanhã. O que era emergencial seria a radiografia porque caso houvesse fratura seria cirúrgico, mas como foi apenas uma torção, temos que ver o que houve com os ligamentos”, explicou Múcio.

Kieza será submetido ao exame nesta segunda-feira. O médico, ainda, detalhou as possíveis gravidades da lesão. “Grau 1 é apenas um estiramento dos ligamentos, grau 2 existe uma ruptura parcial dos ligamentos e grau 3 uma ruptura total (dos ligamentos)”.

Quanto a prazo, Múcio afirmou que é muito variável, indo de caso a caso e de acordo com a evolução no dia-a-dia, sem haver uma estimativa geral. “Muito relativo isso. Grau 1 seria de duas três semanas. Grau 2 cerca de um mês. E grau 3 demora um pouco mais, cerca um mês e meio. Mas é muito relativo, às vezes começa a fazer um tratamento e a recuperação do atleta é maior. É muito individual essa resposta”, pontuou. 

Para finalizar, claro, o médico enfatizou cuidado intensivo com o jogador. “Ele vai fazer fisioterapia de manhã e de tarde, então a gente espera que ele retorne o mais rápido possível. Mas só teremos um direcionamento quando souber em relação a parte ligamentar que foi lesada”.

Kieza é o segundo desfalque do sistema ofensivo do Náutico na última semana. Na última sexta-feira, o atacante Álvaro foi constatado com uma lesão mais grave, no ligamento cruzado anterior e no menisco medial do joelho esquerdo após choque durante treinamento, parando por 6 a 8 meses. Neste retorno ao Timbu, Kieza tem 140 minutos jogados e dois gols marcados.