Náutico

NÁUTICO

Jogando nos Aflitos, Náutico tem retrospecto amplamente favorável diante do Fortaleza

Pela Copa do Nordeste, clubes têm histórico equilibrado com uma vitória, um empate e uma derrota, assim como campanhas semelhantes em 2020

postado em 11/03/2020 20:35 / atualizado em 11/03/2020 20:43

(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
A história de jogos entre Náutico e Fortaleza nos Aflitos é bastante extensa. Desde o primeiro jogo em 1965, pela Taça Brasil, o Timbu e o Tricolor do Pici se encontraram 11 vezes em competições regionais e nacionais, com ampla vantagem alvirrubra no retrospecto. Com aproveitamento de 69,6% dos pontos, os alvirrubros somam sete vitórias, dois empates e duas derrotas, estas separadas em um tabu que durou sete partidas e quase 50 anos. 

O primeiro confronto entre as equipes aconteceu em 1965, pelas quartas de final do campeonato nacional e foi vencido pelos donos da casa por 3 a 2. A primeira derrota do Timbu aconteceu no jogo de volta das semifinais da Taça Brasil de 1968, quando o Náutico acabou como vice-campeão nacional. O jogo em questão aconteceu no dia 27 de agosto de 1969 e terminou com os cearenses triunfando por 1 a 0.

Depois disso, o Náutico se manteve invicto por pouco menos de meio século. Foram sete jogos com direito a cinco vitórias - quatro delas de maneira consecutiva - e apenas dois empates, até a última partida entre os dois, quando o Tricolor do Pici quebrou o tabu no primeiro jogo oficial dos Aflitos após a reinauguração do estádio, no ano passado. 

Copa do Nordeste

Essa partida foi válida pela primeira rodada da Copa do Nordeste, com vitória do Fortaleza 3 a 1. Por sinal, quando o recorte dos confrontos se dá pelo Regional, ai o equilíbrio é absoluto entre os dois times nos Aflitos.

Isso porque, nas duas outras partidas pela competição, o Náutico venceu em 2010 por 4 a 1. Na ocasião, as duas equipes atuaram com times reservas. Já o outro duelo acabou empatado por 1 a 1, em 2001.

Na atual temporada, as campanhas de ambos os times também são equivalentes. Náutico e Fortaleza ocupam a vice-liderança de seus respectivos grupos com 11 pontos ganhos em seis partidas disputadas. 

Quanto ataque mais positivo, os alvirrubros levam vantagem, com dez gols marcados contra apenas sete do Tricolor. Porém, no tocante à defesa, os cearenses levam vantagem, com quatro sofridos, dois a menos que os pernambucanos.