Náutico

NÁUTICO

Com ausências de Dadá Belmonte e Gilmar Dal Pozzo, Náutico reinicia treinamentos no seu CT

Elenco Timbu reiniciou atividades em campo após 89 dias de interrupção

postado em 15/06/2020 14:35

(Foto: Caio Falcão/CNC)
Alegria e muitos sorrisos. Foi a tônica do que se viu entre os jogadores, funcionários e comissão técnica neste retorno do elenco do Náutico aos treinamentos. A última vez em que o campo do CT Wilson Campos recebeu atletas foi no dia 17 de março, quando foi decretada a interrupção das atividades de modo a prevenir os envolvidos da pandemia do coronavírus. Esta pausa durou 89 dias e foi encerrada devido à liberação feita pelo governo do estado prevista no plano de convivência com a Covid-19, que prevê a flexibilização do isolamento social em Pernambuco. 

Para que esta volta fosse possível, o clube precisou realizar um rígido protocolo de testagem, que ocorreu na última sexta-feira, no qual foram testados 67 pessoas, entre funcionários, comissão técnica, elenco e dirigentes, com 11 resultados positivos para anticorpos, portanto não estando mais infectados e nem com a capacidade de transmitir o vírus. 

Dessa forma, nesta segunda-feira, o elenco do Timbu foi dividido em quatro grupos entre sete e oito jogadores que se reapresentaram pela manhã (dois) e à tarde (dois), sendo que um treina no início e o outro no final do turno, com o intuito de não promover aglomerações nas dependências do CT alvirrubro.
 
Entre os novos contratados, apenas o atacante Dadá Belmonte não se apresentou, pois ainda depende do final da participação do Água Santa, clube que defendeu no início do ano, no Campeonato Paulista. Além dele, o comandante Gilmar Dal Pozzo também não se reapresentou e é esperado ainda durante esta semana.
 
Entre os lesionados, o zagueiro Camutanga foi o primeiro a aparecer no gramado neste retorno das atividades. Após seis meses de cirurgia que reconstruiu o ligamento cruzado do joelho, o defensor participou de treinamento físico com parte do elenco para intensificar sua transição física, necessária para voltar a ficar disponível para o técnico Gilmar Dal Pozzo.  

Quanto a volta das atividades, vale lembrar que o protocolo do Náutico é composto por quatro etapas: sendo a primeira a fase de testes e exames clínicos (protocolo médico), seguido da fase de condicionamento (treinos em pequenos grupos), que é a atual. Conforme ocorrer a progressão na flexibilização e a sinalização para o reinício das competições, será liberado o treinamento com todo o elenco e, por fim, volta à normalidade.

Confira outros pontos contemplados no protocolo:

Chegada ao CT
Todos os jogadores deverão chegar ao CT já com a roupa de treino, sendo obrigatório o uso de máscaras. Todos os dias, os atletas passarão por um processo de desinfecção em uma tenda instalada e realizarão a medição da sua temperatura corporal. 
(Foto: Caio Falcão/CNC)

Higienização dos locais de treinamento
Todas as áreas e equipamentos serão higienizados antes e depois da utilização. Além disso, será passada uma cartilha de como jogadores e funcionários devem se portar dentro do Centro de Treinamento. 

Departamento Médico
Será obrigatório que todos os jogadores utilizem máscaras e higienizem as mãos antes e depois de entrar no DM. Todos os profissionais de saúde também deverão utilizar EPIs (equipamentos de proteção individual).

Alimentação
Os atletas deverão se alimentar em casa. Será colocado à disposição informações para receitas e sugestões de cardápio. Além disso, após os treinamentos, cada jogador irá receber um kit de lanche individual.

Cobertura da imprensa
Na primeira fase do retorno aos treinamentos, não será permitida a entrada de profissionais da imprensa. Todo o conteúdo será divulgado através da assessoria de comunicação do clube. Esta medida visa evitar aglomerações e reduzir ao máximo o número de pessoas no CT. Com a evolução do combate a pandemia, aos poucos as empresas de comunicação voltarão a participar dos treinamentos normalmente.