Náutico

NÁUTICO

Por falta de recursos, Náutico deve refazer testes apenas uma semana antes de jogos

Segundo Diógenes Braga, Timbu seguirá adotando medidas previstas no protocolo desenvolvido pelo governo e implementado pelo clube

postado em 06/07/2020 18:22 / atualizado em 06/07/2020 18:52

(Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP Foto)
Na contramão dos rivais Santa Cruz e Sport, que realizaram na última semana a segunda rodada de testes para detecção da Covid-19, o Náutico não adotará o protocolo de testagens a cada 15 dias devido a um fator que vem castigando diversos clubes do país desde a chegada da pandemia: a crise financeira. De acordo com o vice-presidente alvirrubro, Diógenes Braga, o clube irá esperar o anúncio da data de retorno das competições em que está inserido - Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano - para que uma semana antes do pontapé inicial, possa refazer os exames, que foram realizados pela primeira vez no último dia 12. 

"O Náutico não tem dinheiro para fazermos rodadas de testes de 15 em 15 dias. Não temos condições. O que podemos e vamos fazer é esperar que haja uma definição do retorno dos campeonatos e, quando isso acontecer, nós faremos uma nova testagem faltando uma semana para voltarmos a entrar em campo. Por enquanto, vamos seguindo o protocolo para o desenvolvimento dos treinos de maneira exitosa como tem sido feito", apontou.

Na ocasião da primeira rodada de testes, ocorrida no dia 12 de junho, três dias antes do reinício dos treinamentos, o Timbu realizou 59 testagens com 11 diagnósticos positivos para anticorpos relacionados à Covid-19, um percentual de 18,6%. Porém, vale lembrar que entre os profissionais da comissão técnica há profissionais que não se submeteram à primeira testagem como o técnico Gilmar Dal Pozzo, o auxiliar técnico Lucianinho e o preparador físico Walter Grassmann. 


Iniciando a quarta semana de treinamentos após a liberação no dia 15 de junho, o Alvirrubro ainda aguarda que o governo libere a retomada das competições para que o calendário seja redefinido e, por consequência, possa agendar sua segunda rodada de testes sorológicos. Além de depender desta postura das autoridades estaduais, o Náutico também aguarda uma definição da Liga do Nordeste para a retomada do Nordestão, que será disputado em sede única e tem Salvador como grande favorita para ser escolhida como anfitriã.