Sport

CONFIANÇA

Eduardo Baptista: "com a chegada dos meias, Sport vai entrar forte no segundo semestre"

Técnico rubro-negro vê boas perspectivas para o clube em 2014

postado em 04/07/2014 08:00

Pedro Galindo /Especial para o Diario

Allan Torres/DP/D.A.Press
Para Eduardo Baptista, a primeira metade do ano foi uma correria só. Ele assumiu um Sport praticamente eliminado na Copa do Nordeste, e conseguiu levar o clube ao título da competição, além de ter conquistado também o Pernambucano. Tudo isso praticamente sem ter tempo para treinar outras experiências táticas. Mas desde o início da intertemporada, tempo não tem sido problema para o comandante rubro-negro. E ele tem aproveitado esse período para analisar com calma seu elenco, e de acordo com as possibilidades, fazer testes.

“Deu para observar. É uma semana que eu ainda vou usar para fazer algumas alterações, mexer, promover algumas experiências que têm que ser feitas, para a partir da semana que vem, já visar o Botafogo”, afirmou o treinador. Ele comentou também sobre o jogo-treino realizado na tarde desta quinta-feira, no qual o Leão venceu o Ágape por 2 a 1. “Foi um jogo bom. O pessoal meio preso fisicamente, ainda falta alguma coisa, já que o excesso de treinamentos prende um pouco o jogador. Mas foi uma partida boa, algumas jogadas que nós ensaiamos funcionaram, bem como a marcação, principalmente na primeira parte, que era o que a gente queria. Falta definir algumas coisas pro time jogar um pouco mais, mas isso ainda vai ser resolvido nas próximas semanas”, declarou.

Eduardo falou sobre as variações táticas que vem tentando implementar no time rubro-negro. “Nós já jogamos com três volantes, com dois volantes, hoje jogamos com dois ponteiros mais agudos (Danilo e Felipe Azevedo). Então, a gente está criando algumas situações para, durante o campeonato, poder armar um time um pouco mais defensivo ou ofensivo. Isso a gente está treinando e eles estão respondendo bem”, contou o treinador.
Allan Torres/DP/D.A.Press

Fartura de meias

Uma das principais carências do elenco durante o primeiro semestre foi a falta de um meia confiável. Mas nesse quesito, Eduardo não pode mais se queixar, já que recebeu dois jogadores para o setor: Zé Mário e Régis. “Os meias que eu tinha antes deles tinham uma característica de vir buscar o jogo. Então, com essas duas características agora, eu ganho mais agressividade com qualidade. Antes a gente até tinha agressividade, mas não tinha a qualidade de um meia. Com a chegada do Régis e do Zé Mário, que já vinha treinando bem, tenho essa opção de agressividade com qualidade”, observou.

Especificamente sobre o ex-alvirrubro, que saiu machucado do jogo-treino após uma pancada na perna direita, o comandante explicou como pretende encaixá-lo no esquema. “Nós já vínhamos testando o Zé Mário naquela função de meia, mais próximo ao Neto Baiano. Infelizmente, ele levou uma pancada forte e saiu machucado, e isso atrapalhou um pouquinho. Mas ele já vinha treinando bem, e vamos ter outra chance de observá-lo e fazer testes novamente”, pontuou.

Em busca de um título

Eduardo mostrou também toda a sua confiança no potencial rubro-negro para esse segundo semestre. Segundo o técnico, o clube está sonhando alto. “O Sport vem com força. Algumas peças que chegaram qualificaram o elenco, e estamos tentando recuperar algumas peças que não responderam como a gente queria, então a gente vem tentando trabalhar em cima disso pára ter um elenco forte. O Sport entra no segundo semestre para fazer um bom Campeonato Brasileiro, acabar numa posição boa, e para correr atrás de um título, da Sul-Americana. E para isso nós precisamos ter um elenco forte e competitivo, com todo mundo em condições de jogar”.