Sport

SPORT

Confira o esquema da eleição que escolhe o presidente do Sport para o próximo biênio

Cerca de nove mil sócios estão aptos para votar no pleito desta terça, na Ilha

postado em 15/12/2014 08:30 / atualizado em 14/12/2014 18:45

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Roberto Ramos /DP/D.A Press
O torcedor do Sport conhece, nesta terça-feira, o grupo que comanda o clube no biênio 2015/2016. De acordo com a comissão eleitoral rubro-negra, está tudo pronto para que o pleito ocorra em uma das disputas “mais tranquilas dos últimas anos” – é o que acredita o presidente da comissão, o desembargador Mauro Alencar. Aproximadamente nove mil sócios estão aptos a escolher entre os grupos do advogado e atual presidente do Leão, João Humberto Martorelli, e o do candidato da oposição, o empresário Bruno Reis. A expectativa, porém, é que menos de um terço desses sócios aptos compareçam às urnas.

A estimativa é que os vencedores do pleito sejam conhecidos a partir das 19h15, uma hora após o fim do último votante. “Vai depender muito do número de eleitores. Pelo movimento que temos visto pelas redes sociais e no clube, aparentemente, a estimativa é que o número seja inferior ao das últimas eleições, em 2012”, disse Mauro Alencar. O último pleito, vencido por Luciano Bivar, teve um total de 3.453 votos (1.971 para Bivar e 1.471 para o então candidato da oposição, Homero Lacerda).

Até o presente momento, a comissão eleitoral não recebeu nenhuma queixa formal – nem do grupo União e Vitória (situação) e tampouco do Sport Pode Mais (oposição). Uma prerrogativa de que o clima será de paz durante as 12 horas de movimentação. “A expectativa é que a eleição ocorra na maior tranquilidade, uma das mais tranquilas dos últimos anos. Digo isso exatamente pela harmonia que está havendo entre as candidaturas. Não tivemos o menor trabalho até agora. Tudo sendo feito em consenso”, pontuou o presidente da comissão.

Futebol
Com as eleições próximas, os membros da diretoria atual estão evitando, sempre salientando que em respeito à chapa rival, falar sobre reforços e renovações de contratos para 2015. Sendo assim, somente a partir da próxima quarta-feira, de acordo com o vice-presidente de futebol, Arnaldo Barros, o Leão pode anunciar os primeiros contratados para iniciar o próximo ano. Os casos das renovações de Diego Souza, Danilo, Henrique Mattos, Igor Fernandes e Mike também estão no aguardo das eleições.

Os números das eleições
10 urnas estarão disponíveis no salão social
2 urnas estarão separadas para o sócio patrimonial e contribuinte que se atualizarem na hora
9 mil sócios, aproximadamente, estarão aptos a votar
2,5 mil é o número estimado de sócios para o pleito
10 minutos é o tempo estimado de espera nas filas para votar
1 hora é o tempo estimado de apuração
19h15 é a hora estimada para conhecer o presidente eleito

Horário de votação
8h às 18h

Quem pode votar?
Estão aptos a votar os sócios rubro-negros maiores de 18 anos, adimplentes e que tenham ingressado no quadro social antes do dia 15 de dezembro de 2013.

Atualização até no dia
O sócio que está inadimplente poderá pagar o que deve e estar apto a voltar no dia da eleição. Por essa razão, a Comissão Eleitoral não passa um número fixo de aptos a votar e, sim, um aproximado.

Documentos necessários
Na momento da votação, os sócios precisarão apresentar um documento de identificação, que poderá ser sua carteira social ou identidade oficial com foto.

Como votar
A escolha se dá de modo simples. O sócio receberá uma cédula e marcará um “X” ao lado da chapa que deseja votar (ou também nulo ou branco).

Apuração
A Comissão Eleitoral dará início à apuração dos votos às 18h15. As escolhas serão diretas e secretas, não sendo computados os votos em branco e nulos.

As chapas

Chapa 1: União e Vitória
Executivo
João Humberto Martorelli (presidente)
Arnaldo Barros (vice-presidente)
Conselho Deliberativo
Jarbas Guimarães (presidente)
Adilson Castelo (vice-presidente)

Chapa 2: Sport Pode Mais
Executivo
Bruno Reis (presidente)
Salviano Rufino de Souza (vice-presidente)

Conselho Deliberativo
Maria de Fátima Rebelo Cahu (presidente)
José Marcos Vieira de Albuquerque (vice-presidente)