Sport

SPORT

Não andou: Sport não chega a um acordo com Henríquez Bocanegra e zagueiro segue no clube

Inicialmente, defensor seria liberado para defender um clube de fora do país

postado em 04/07/2018 19:30 / atualizado em 04/07/2018 19:51

Williams Aguiar/Sport Club do Recife
O zagueiro Oswaldo Henríquez Bocanegra não vai mais deixar o Sport. Pelo menos não por enquanto. O atleta de 28 anos tinha encaminhado um acordo para deixar a Ilha do Retiro praticamente acertado na terça-feira. Porém, o trato entre ele e o Leão desandou nesta quarta-feira. Por uma simples razão: os rubro-negros aceitariam liberar o defensor sem ônus para um clube de fora do país. Não para um concorrente direto na Série A, já que o destino do jogador ao sair do clube seria o Vasco da Gama.

A informação da permanência do atleta no Sport foi confirmada à reportagem do Superesportes pelo vice-presidente de futebol do clube, Guilherme Beltrão. "Quando o atleta nos propôs o acordo era para ser liberado para um clube de fora do país", justificou, sem entrar no mérito da negociação entre o atleta e o Vasco.

O clube carioca, inclusive, em nenhum momento procurou a diretoria rubro-negra para tratar do jogador. Todo o processo de negociação se deu entre Vasco e Henríquez. Como o Sport não aceitou liberar o atleta para um clube brasileiro, Henríquez ainda pode tentar buscar novamente um clube, possivelmente da Colômbia, que já tinha manifestado interesse nele, e aí sim deixar o Leão.

Sem acordo, Henríquez precisa se reapresentar ao Sport e retomar treinos normalmente no CT rubro-negro. O contrato do zagueiro com o Leão vai até o final de 2019.

Desde que chegou ao Sport, em janeiro de 2016, Oswaldo Henríquez jamais ficou tanto tempo sem atuar pelo clube. Contratado junto ao Millionários, da Colômbia, o zagueiro já não entra em campo pelo Leão há quatro meses. Em informação revelada pelo técnico Claudinei Oliveira em entrevista à reportagem do Superesportes, o atleta chegou a ficar fora dos planos do elenco principal pela antiga comissão técnica encabeçada por Nelsinho Batista. Reincorporado ao grupo pelo atual treinador, o defensor acabou voltando para o fim da fila na hierarquia dos zagueiros. 

Henríquez começou a temporada como titular, mas, quando Claudinei Oliveira chegou, já havia perdido espaço. Nesse intervalo, ainda voltou a sofrer com dores de uma pubalgia, ficando impossibilitado de jogar por algumas rodadas. O resultado é que o jogador passou a ser uma das últimas opções para o setor, estando atrás dos titulares Ronaldo Alves e Ernando, além dos reservas Léo Ortiz e Durval. Mais do que ainda não ter atuado na Série A, a última vez que o atleta foi relacionado para uma partida aconteceu no empate em 0 a 0 com o Internacional, na 9ª rodada. 

Em toda a temporada, Henríquez fez apenas quatro partidas - duas pelo Estadual e outras duas pela Copa do Brasil. No torneio, inclusive, entrou em campo pela última vez em 15 de fevereiro, quando foi titular no vexatória eliminação do Sport para o Ferroviário-CE, em plena Ilha do Retiro. Ao todo, o atleta tem 63 jogos pelo clube, sendo 21, em 2016; 38, em 2017; e quatro este ano - ele marcou apenas um gol pelo Leão.