Sport

SPORT

Por falta de pagamentos, volante Jair consegue liminar e fica livre para deixar o Sport

Atleta está na mira do Atlético-MG, mas Rubro-negro ainda pode recorrer

postado em 17/12/2018 16:50 / atualizado em 17/12/2018 18:37

Paulo Paiva/DP
Após um ano em que acumulou dívidas com o elenco, o Sport sofreu a primeira saída por falta de pagamento. Nesta segunda-feira, através de uma liminar, o volante Jair conseguiu se desvincular do clube rubro-negro e está livre para negociar transferência para uma nova equipe. O Atlético-MG é o destino mais provável do atleta. Ele tinha contrato de empréstimo com o Rubro-negro até o fim de 2019, mas alega que ficou setembro (parcial), outubro e novembro, incluindo a parcela do direito de imagem, sem receber salário e ainda não teve o FGTS quitado.

A decisão a favor de Jair foi tomada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, estado natal do jogador. A informação foi divulgada inicialmente pelo Jornal do Commercio e confirmada pelo Superesportes, que teve acesso ao processo.
 
No pedido de rescisão por liminar, é ressaltado que, “mesmo trabalhando desde agosto, o reclamante jamais recebeu um salário integral sequer, jamais recebeu qualquer parcela de seu contrato de imagem e somado a isso jamais teve seu FGTS recolhido”. Ainda no documento, registra-se que Jair recebeu apenas um valor parcial em sua conta, que seria referente apenas a 8,5% do que tem direito pelo período em que esteve no Leão. 

Na semana passada, a advogada do atleta Mariju Ramos Maciel chegou a ter o pedido liminar negado pela juíza da 3ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, Ana Júlia Nunes. Na ocasião, a magistrada preferiu dar um prazo para que o Sport pudesse apresentar comprovantes de quitação da dívida.

Com essa decisão inicial, a representante de Jair levou o caso para uma instância superior e conseguiu um posicionamento favorável. O Sport, no entanto, ainda pode recorrer. Procurado pela reportagem, o vice-presidente jurídico do Sport, Lêucio Lemos, não atendeu à ligação. Já o presidente executivo Arnaldo Barros permanece em silêncio e, até o momento, não comentou qualquer situação a respeito do clube que acabou rebaixado à Série B.

Histórico de Jair no Sport

Jair foi destaque do Sport na reta final da Série A. Em 13 partidas, o jogador se mostrou peça importante na recuperação do time que, após ter 97% de chance de rebaixamento, conseguiu lutar até a rodada final para não cair e ficou apenas um ponto atrás do Vasco. Além de dois gols marcados, o atleta de 24 anos mostrou boa capacidade na distribuição do jogo e, agora, está sendo ligado ao Atlético-MG.
 
No contrato de empréstimo, o Sport tem prioridade de compra. Mas, caso essa decisão seja mantida, qualquer clube interessado pode negociar diretamente com o Juventude, que é o time detentor dos direitos do jogador.