Sport

SPORT

Procurando à margem da elite, Sport tem Jair e Mateus Gonçalves como exemplos de sucesso

Segundo Lucas Drubscky, Leão vai se espelhar em equipes do futebol brasileiro que conseguem ser competitivas com poucos recursos em caixa

postado em 27/11/2019 19:30 / atualizado em 27/11/2019 19:45

(Foto: Williams Aguiar/Sport)
O ano de 2020 já começou para o Sport e parece que a palavra de ordem no departamento de futebol do clube será austeridade. Mesmo com a promoção à Série A do Campeonato Brasileiro, a projeção é que o elenco leonino para a próxima temporada seja montado de maneira barata, mas prezando pela competitividade. Para isso, segundo o Executivo de futebol do clube, Lucas Drubscky, será necessário um amplo trabalho de observação. 

“Temos de ter o pé no chão e nos espelharmos neste nosso ano, em clubes brasileiros que conseguem fazer futebol com menos dinheiro. É algo que dá mais trabalho, pois faz com que o serviço de prospecção, junto com o nosso departamento de análise de desempenho, com a comissão técnica e a diretoria, nos obrigue a observar mais jogos, pois conseguimos achar muitos bons valores com pouco dinheiro”, explicou. 

Assim, mesmo ainda na disputa da Série B - o Sport fará a última partida na competição no sábado diante do Atlético-GO -, a diretoria, juntamente com a comissão técnica e o setor de análise de desempenho, iniciou a prospecção de novos valores a serem incorporados no elenco para 2020. Segundo o dirigente, jogadores das quatro divisões do futebol nacional podem ser incorporados ao time rubro-negro para o próximo ano. 

“Temos vários nomes nas planilhas de prospecção. Tanto nosso departamento de análise de desempenho, eu e a comissão técnica. Tem jogadores da Série C, da Série D e, principalmente, os destaques da Série B e da Primeira Divisão. Todos nós do futebol temos uma visão muito parecida. Sabemos que o nosso elenco é muito bom, mas como teremos mais competições no ano que vem e jogaremos uma série A, temos a consciência que precisaremos enxertar mais qualidade ao nosso plantel.”

Medalhões

Com o retorno à Série A, a torcida do Sport passou a nutrir a expectativa do retorno de jogadores considerados “medalhões”, que passaram pela Ilha do Retiro nos últimos anos. Porém, segundo Drubscky, isto é incompatível com a atual realidade do time. Para o executivo, o Leão deve continuar buscando jogadores que estavam à margem da elite do futebol e citou o caso de Jair e Mateus Gonçalves, atletas que fizeram sucesso em 2018, apesar da campanha ruim que rebaixou o Rubro-negro para a Série B.

“A opção mais fácil é trazer os nomes mais tarimbados e que, inclusive, podem agradar mais a torcida antes de jogar, mas nós vimos bastante atletas que jogavam pouco e que tiveram rendimentos muito bons como o Mateus Gonçalves e o Jair, que hoje têm destaque na Série A e que estavam nas margens da elite do futebol. Basta ter trabalho e isso não faltará de maneira alguma na equipe de futebol para buscar esses bons jogadores. Não adianta trazer apenas para encher o elenco. Tem de ser jogadores bons e que façam por merecer vestir a camisa do Sport. Vai ser um ano austero e de pé no chão para que possamos voltar o Sport aos trilhos.”

Renovações

Porém, antes de ir ao mercado, o executivo do Sport coloca que será necessária a organização doméstica, uma vez que o atual elenco leonino possui 20 jogadores que tem contratos se encerrando em 2019. Assim, Lucas coloca que a prioridade é ir renovando com os atletas que já se encontram na Ilha do Retiro para que se possa direcionar onde serão feitos os investimentos para contratação de novos jogadores. 

“Vai depender muito do que vamos conseguir fazer com os atletas que não são nossos, que são aqueles que estão cedidos por outros clubes. Por isso, dependendo daqueles que formos conseguindo renovar e manter por mais tempo, iremos direcionando nossa busca para fora de acordo com o que tivermos dentro. Primeiro, temos de resolver a situação dos atletas que estão conosco para que possamos saber o que iremos buscar no mercado”. 

Por fim, ele está bastante confiante na renovação de boa parte do elenco e salienta que a vontade do jogador em ficar no clube conta bastante na hora das tratativas de renovação. “Eu acredito que a maioria renova. Eu falo até como um gestor que tem atletas emprestados. A vontade do jogador conta muito nesse processo. Todos os atletas, sem exceção, adoraram a cidade, adoraram o clube e sabe que o trabalho que é desenvolvido no Sport é sério.”