Sport

SPORT

Redução do elenco, dia a dia e técnico ativo: a primeira semana de treino do Sport

Reportagem detalhou em cada um dos seis dias de trabalho do clube na vola às atividades em meio à pandemia do coronavírus; confira resumo

postado em 21/06/2020 11:00 / atualizado em 22/06/2020 16:35

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Club do Recife)
Com Pernambuco ainda registrando altos números do coronavírus, o Sport voltou aos treinamentos na última segunda-feira no CT José de Andrade Médicis depois de exatos três meses de paralisação, após autorização do governo do estado. Como numa pré-temporada e seguindo rígido protocolo preventivo à Covid-19,  foram seis dias de trabalhos, onde os jogadores realizaram exames e fizeram avaliações, trabalhando sobretudo a parte física.

Antes, é preciso pontuar o que houve de praxe nas dependências do CT. Diariamente, ao chegarem, os profissionais têm os carros higienizados logo na entrada. Além disso, são submetidos, todo dia, a aferição da temperatura e medição do oxigênio.

Os testes da Covid-19, por sua vez, serão realizados quinzenalmente - no clube, foram 97 exames feitos no dia 11 de junho, com todos aptos a trabalhar. Confira, abaixo, um resumo de cada dia no CT.

Segunda-feira
No primeiro dia de atividades, menos jogadores do que o elenco vinha tendo em março. O lateral Ewerthon, o zagueiro Cleberson, o volante Rithely, o meia Pablo Pardal, além dos atacantes Juninho e Pedro Maranhão não se reapresentaram porque negociam saída - Pardal, inclusive, já acertou ida para o Cascavel. Além disso, o volante Matheusinho deixou o clube após término de contrato.

Iniciando os trabalhos, o elenco fez avaliação do percentual de gordura e foi dividido em dois grupos de 16 jogadores - um treina a partir das 9h e o outro começa logo após o término do primeiro. No campo, os atletas realizaram um circuito físico, com duração de uma hora, respeitando o distanciamento social e higienizando os aparelhos.

As atividades foram comandadas sob liderança do preparador físico Ricardo Henriques, ao lado de Edvaldo Tacão e Vítor Hugo. Os fisioterapeutas Bruno Gilberto Melo, Márcio Caldas e Ernesto Baroni também auxiliam, além de que realizam um pré-treino de ativação muscular nos jogadores. E mesmo não tendo nenhum trabalho tático ou com bola, o técnico Daniel Paulista mostrou-se participativo, acompanhando de perto e incentivando os atletas. Esta dinâmica da comissão técnica perdurou por toda a semana.

Terça-feira
O segundo dia de atividades teve o complemento das avaliações com Inaldo Freire, com o soccer test - que mede a capacidade de resistência aeróbia dos jogadores. Logo depois, novo circuito físico, dessa vez mais longo, com cerca de 1h20 para cada grupo, seguindo a mesma dinâmica junto aos integrantes da comissão técnica.
(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife)

Quarta-feira
O terceiro dia de movimentação foi ainda mais longo, com 1h30 para cada grupo, sendo cerca 60 minutos de trabalhos físicos e, na parte final, a inserção pela primeira vez de um trabalho com bola, ainda simples, de fundamento - com domínio, passes curtos e cabeceio. Neste trabalho técnico, Daniel Paulista esteve ainda mais ativo, cobrando e orientandos os atletas, acompanhando de perto cada atividade.

Quinta-feira 
O quarto dia de trabalho teve uma atividade mais contínua e foi feita uma composição diferente. Os dois grupos de 16 jogadores foram divididos, dessa vez, por posição. O primeiro teve laterais, zagueiros e volantes, enquanto o segundo teve meias e atacantes. Isso porque, na quinta, foi realizado um treino tático, para coordenação e ajuste de posicionamento dos setores da equipe, comandado por Daniel Paulista, para implementar o modelo de jogo que projeta para a sequência da temporada.

Além disso, na quinta, o trabalho físico foi aliado a uma atividade com bola, onde os exercícios de condicionamento complementam-se com a execução de fundamentos, como antecipação, defesa, domínio, passes, viradas de jogo e cabeceios.

Sexta-feira
No quinto dia de atividades, os jogadores voltaram a realizar um circuito físico e, em seguida, um trabalho físico com bola, para exercitar fundamentos - como havia sido na movimentação de quarta. O treinamento durou mais ou menos de 1h30 para cada grupo, com participação ativa de Daniel Paulista e do auxiliar Daniel Cerqueira. A sexta, aliás, também foi marcada pela reapresentação do atacante Leandro Barcia, que se atrasou por questões de logística.

Sábado
A primeira semana de atividades em meio à pandemia foi finalizada com o mesma dinâmica da movimentação de sexta, começando com um circuito físico e, logo após, tendo trabalho físico com bola, de fundamentos. Cada grupo treinou por cerca de 1h20. O sábado contou também com a aparição de Hernane realizando avaliações físicas no CT, após recuperar-se de dengue.

“Nos dois primeiros dias fizemos avaliações de rotina e depois fomos para campo começar os treinamentos físicos. A semanas foi muito boa, os atletas voltaram motivados, dispostos a recuperar o tempo perdido. E estamos numa evolução, precisamos ir gradativamente reconstruindo a condição física para quando a gente tiver as competições que eles possam render tudo o que podem”, analisou o preparador físico leonino, Ricardo Henriques.

Veja, abaixo, em fotos, um resumo da primeira semana, o protocolo detalhado e relembre como foi a testagem