Sport

SPORT

Reserva, Marquinhos tem participações diretas em seis dos últimos dez gols do Sport no ano

Daniel Paulista disse que jogador não tem condições de começar atuando e exaltou característica de drible e chute, algo em falta no time, segundo explica

postado em 30/07/2020 07:40 / atualizado em 30/07/2020 08:06

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife)
Mesmo como opção no banco de reservas desde o retorno das partidas, o atacante Marquinhos segue sendo importante no Sport, tendo sido o autor dos dois gols feitos pela equipe no recorte, mantendo, inclusive, a boa fase que vinha apresentando antes da paralisação. Nas dez últimas bolas na rede marcadas pelo Leão, o jogador de 23 anos participou diretamente de seis delas, seja com gols ou assistências - lidera os dois quesitos no elenco rubro-negro.

Além de ter marcado recentemente contra Confiança e Vitória-PE, Marquinhos havia feito também contra o Ceará e Afogados, além de ter dado assistências contra o Santa Cruz (Copa do Nordeste) e o time do Pajeú. O atacante só não participou diretamente de gols contra o Tricolor do Arruda (pelo Estadual) e Salgueiro.

Marquinhos entretanto, foi suplente em todos os quatro jogos até aqui. Mas não apenas por critérios técnicos. De acordo com o técnico Daniel Paulista, os três meses de parada fizeram com que o jogador se reapresentasse abaixo fisicamente, indicando que o atacante ainda não tem condições de iniciar uma partida.

“Marquinhos vinha com a titularidade até a paralisação, infelizmente algumas coisas atrapalharam durante a pandemia e ele teve uma perda de condicionamento grande e está começando a readquirir o melhor desempenho. E, dentro das avaliações que está tendo, é um jogador que precisa entrar aos poucos para readquirir a melhor forma física  e vem contribuindo com a equipe”, iniciou, antes de elogiar as características do atleta, que faltam atualmente no time, conforme explica.

“É um jogador que a gente vê com essa situação que está faltando, esse chute de longa distância, de ser um jogador que vai para cima, que tenta o drible, numa forma vertical, tentando o gol. E isso está faltando na nossa equipe. E vamos fazer essa avaliação no dia-a-dia para no momento oportuno quando ele tiver condições de suportar ou a partida toda ou grande parte da partida para que aí sim entre de frente”, complementou.

Confira os últimos dez gols do Sport em 2020 - participação de Marquinhos: 
- Sport 1x0 Vitória-PE: gol
- Fortaleza 0x0 Sport: nada
- Sport 1x1 Confiança: gol
- Sport 1x2 Santa: nada
- Ceará 2x1 Sport: gol
- Sport 1x0 Santa: assistência
- Petrolina 0x0 Sport: nada 
- Sport 4x0 Afogados: um gol e uma assistência
- Salgueiro 2x1 Sport: nada

Outros números na temporada
Marquinhos é o artilheiro - empatado com Hernane - no ano, com quatro bolas na rede. Além disso, é o líder de assistências da equipe, também com quatro assistências. Assim, possui oito participações diretas em 14 jogos. Além dos confrontos já citados acima, deu passes para gol diante do Imperatriz e Vitória-BA.

No entanto, o atacante só disputou uma partida inteira em duas oportunidades (Central e Brusque), totalizando 751 minutos em campo, o que dá um gol ou assistência a cada 93 minutos - praticamente um por jogo.

Além disso, analisando o macro de toda a temporada, como o Sport marcou apenas 20 gols (em 20 partidas), o jogador tem participação direta em 40% deles, perto da metade.