Sport

BASE

Para desenvolver a base, sub-17 do Sport disputa torneio internacional nos Estados Unidos

Clube tem projeto integrado que vai do sub-7 do futsal ao sub-20 do futebol

postado em 12/03/2015 16:30 / atualizado em 12/03/2015 16:57

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Na manhã desta quinta-feira (12), o Sport apresentou a delegação de sua equipe de futebol sub-17 que, no fim de março, viaja para os Estados Unidos. A garotada rubro-negra vai participar da Adidas Generation Cup, em Dallas. A viagem das jovens promessas leoninas, entretanto, não é fortuita. A ida para a terra do Tio Sam faz parte de um projeto de reestruturação de todas as categorias de base do clube, que incluem, inclusive, esportes olímpicos. No futebol, o planejamento integrado do sub-7 do futsal até o sub-20 do futebol visa a projetar para o time profissional, a médio prazo, jogadores de alto nível.

Nada é fruto do acaso. No futebol, como esporte de alta competição que é, os louros até podem vir de forma eventual. Mas a sorte é esporádica. Apenas o trabalho de base - ou seja, que sedimente um alicerce bem feito - vai proporcionar dividendos futuros. Frutos, aí sim, consistentes. Para isso, é preciso um projeto, fundamentado em planejamento bem feito e, claro, uma execução que combine eficiência (modo de fazer) com eficácia (ou seja, de resultado).

É o que o Sport espera com seu projeto nas categorias de base. “A gente criou um projeto e um planejamento de treinamento. Hoje, quem ganha não são os treinadores, mas sim os projetos”, revelou Rodrigo Dias, coordenador técnico das divisões de base. Rodrigo, por sinal, tem formação em educação física nos Estados Unidos, onde foi bolsista por quatro anos como jogador da Palm Beach Atlantic University. Juntamente com o coronel Genival Cerqueira, executivo da base desde maio do ano passado, e os demais treinadores de todas as categorias, Rodrigo empresta seu conhecimento - com passagens pelo Miami FC e Desportivo Brasil - para o projeto rubro-negro.

Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Integração é a palavra-chave do planejamento traçado pelo Sport. As quatro categorias do futebol - sub-13, 15, 17 e 20 - fazem parte de uma mesma engrenagem, as quais se juntam as categorias do futsal, que se inicia no sub-7. “O grande trunfo é esse planejamento que a gente tem, com essa organização dos tipos de treinos em cada faixa etária e a interação dos treinadores, porque o nosso objetivo principal é alimentar o futebol profissional com atletas de qualidade”, explica Rodrigo.

Três são os pilares que sustentam o planejamento rubro-negro: captação, treinamento e competição. A captação passa pelo trabalho de prospecção de novos talentos, que, segundo o coordenador da base leonina, não se limita ao Recife ou Pernambuco. “Nosso raio de atuação é em todo o Nordeste”, garante. O treinamento pressupõe a existência dos recursos humanos (funcionários capacitados em todos os níveis) e estrutura (que, no caso do Sport, é reconhecidamente de alto nível). Por fim, a competição, “que é quando a gente avalia o que os jogadores aprendem nos treinos”, diz Rodrigo, e que o Sport pretende fazer a nível local, regional, nacional e internacional (como o torneio nos Estados Unidos).

Porém, para que uma estrutura deste porte dê certo, é necessário disciplina e aplicação na execução. O clube pensou nisso. “Fazemos reuniões semanais entre os treinadores de todas as categorias. E uma reunião mensal dos técnicos com o executivo da base, coronel Genivaldo Cerqueira. Fazemos, também avaliações e reavaliações individuais dos atletas, além de relatórios por competições.”

O apoio de Eduardo Batista
Rodrigo Dias reconhece em Eduardo Batista e seu histórico no clube como essencial para que o projeto seja bem-sucedido. “Assim como o coronel Genivaldo Cerqueira, Eduardo Batista é uma das peças fundamentais para essa projeto. Ele conhece o clube como ninguém e tem olhado e valorizado a base. Então, não só tem o nosso relatório, como ele próprio faz o parecer dele. Essa integração é um dos grandes pontos para o nosso sucesso.”

A importância da Adidas Generation Cup
Como Rodrigo disse, um dos pilares do projeto rubro-negro é a participação em competições. E o planejamento do Leão prevê a presença dos times da base em torneios internacionais. Afinal, a experiência com times de fora do país dão uma amplitude ao desenvolvimento dos atletas, através do contato com culturas diferentes e, principalmente, diversas formas de se pensar o futebol. “É fundamental que eles vivenciem um outro estilo de jogo, diferente da escola brasileira de futebol, e lá vão conhecer a escola americana que tem uma influência britânica e alemã. E não só as equipes americanas, vamos ter também equipes do Japão, da Colômbia, do México. E também a experiência cultural, que vai enriquecer muito mais todos eles, que vão voltar mais robustos não só como atletas, mas como seres humanos”, opinou.

Pilares da base do Sport

Captação - Recife, Pernambuco e Nordeste
Treinamento - Recursos humanos e estrutura
Competição - local, regional, nacional e internacional

Tabela do Sport na Adidas Generation Cup:

29/03 - 12h - Sport x Seattle Sounders
30/03 - 12h - Sport x New York Red Bulls
1º/04 - 12h - Sport x Houston Dynamo