SALGUEIRO

Técnico do Salgueiro mira semifinais mais acirradas e aponta Santa Cruz como favorito

Apesar de liderar hexagonal com folga, treinador não espera facilidades no mata-mata do Pernambucano: "Completamente diferente"

postado em 12/04/2017 09:21 / atualizado em 12/04/2017 09:20

Rafael Martins/Esp. DP
Crescendo a cada edição do Estadual, o Salgueiro alcançou mais um feito inédito para na atual temporada: terminar como líder na fase do hexagonal que disputa o título. E mais, caso elimine o Santa Cruz na semifinal, o Carcará terá o privilégio de sediar a primeira grande final em casa, independentemente do adversário. Mas a relativa vantagem em relação ao Trio de Ferro, não ilude o técnico Evandro Guimarães. Pelo contrário. O treinador projeta uma disputa mais acirrada a partir de agora e não não exita em cravar um favorito para o confronto: “O Santa Cruz, claro.”

“Agora muda a postura de tudo. É um campeonato completamente diferente. Os jogos serão mais difíceis e precisamos de atenção redobrada”, comentou o técnico, antes de apontar os aspectos que levam o favoritismo para o adversário. “Por todo o investimento do clube e tudo o que envolve a tradição do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano”, justificou o treinador.

Assim como o Trio de Ferro, o Salgueiro também poupou seus principais atletas na última partida do hexagonal. Ainda assim, conseguiu a vitória, que garante a grande final no Cornélio de Barros, caso venha a eliminar o Tricolor. Para isso, o técnico Evandro Guimarães deu início à semana de treinos com a mesma base da equipe principal da última fase, e projetou como será o seu terceiro encontro com o comandante coral, Vinícius Eutrópio.

“Conheço o Vinícius. Trabalhamos juntos no Barureri. Aprendi muito com ele. Bem informado, inteligente e estudioso. Enfrentar ele sempre é um desafio. A cada momento vai querer criar uma situação e vamos ficar atentos a isso. Não temos tantas variantes no nosso time, por isso temos que fazer com que a nossa equipe tenha o mesmo comportamento que vem apresentando”, apontou Evandro Guimarães.

Fazer história

O ano de 1944 marca a última vez que o título do Pernambucano foi conquistado por um clube alheio ao trio Náutico, Santa Cruz e Sport. Além disso, uma equipe do interior do estado jamais levantou a taça. Quem chegou mais próximo do feito foi o próprio Carcará, em 2015 quando perdeu a decisão para o Tricolor, no Arruda.

Apesar da euforia por alcançar o feito inédito, que certamente marcaria a carreira de qualquer treinador, Evandro Guimarães se mostra centrado à fase semifinal. “Seria uma honra (conquistar o Pernambucano) e seria muito bom para mim, mas tenho que pensar no Santa Cruz. Tenho que me ater a esse momento que, agora, é o mais importante.”

Retrospecto do Salgueiro em semifinais

2012
Salgueiro 2 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 3 x 1 Salgueiro

2014
Salgueiro 2 x 0 Náutico
Náutico 1 (5) x 0 (3) Salgueiro

2015
Salgueiro 2 x 0 Sport
Sport 1 x 1 Salgueiro

2016
Sport 1 x 0 Salgueiro
salgueiro 1 (4) x 0 (5) Sport