Náutico

Adeus

Náutico empata no Junco e se despede do Nordestão

Alvirrubros até buscaram a vitória que precisavam para sonhar com a classificação às quartas de final, mas não tiveram forças para vencer o Guarany em Sobral

postado em 06/02/2014 22:21 / atualizado em 07/02/2014 00:54

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

WELLINGTON MACEDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Uma vez mais, a bola esteve ameaçada de não rolar pela Copa do Nordeste. Mas, como teve o pedido de adiamento recusado pelo TJD, o Náutico entrou em campo para decidir seu futuro na competição com o Guarany, em Sobral. Entre as quatro linhas, os alvirrubros até tentaram, mas não conseguiram surpreender o Cacique do Vale no estádio do Junco. Com um time formado praticamente por reservas, o Timbu chegou a sonhar com a vitória, mas o empate por 1 a 1 decretou a despedida precoce da competição.

Susto, reação e empate
A decisão de poupar a maioria dos titulares já era um indício de que o técnico Lisca havia depositado sua esperança no melhor condicionamento físico de seus suplentes pudesse tornar o confronto com o Guarany de Sobral mais equilibrado. Entretanto, a evidente falta de entrosamento logo deixou sua marca. Ainda que os cearenses apresentassem algumas falhas de posicionamento, o Timbu voltou a ser vítima de uma jogada de bola aérea. Logo aos nove minutos, o Cacique do Vale abriu o placar. Depois de cobrança de escanteio no primeiro pau, o atacante Reinaldo subiu sozinho para deixar sua equipe em vantagem.

Diferentemente do que vinha acontecendo, desta vez, o Timbu não se encolheu depois do golpe. Com uma boa movimentação de seu setor ofenviso, o Náutico logo dominou as ações entre as intermediárias. O empate nasceu de um bom passe de Gustavo Henrique para Marcus Vinícius. Mostrando personalidade, o meia aproveitou o espaço cedido, se livrou do marcador e venceu o goleiro André Zuba com um belo chute de fora da área. Os alvirrubros seguiram pressionando durante todo o primeiro tempo, mas não conseguiram a virada.

Despedida precoce
WELLINGTON MACEDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Orientado pelo técnico Vladimir de Jesus, o Guarany voltou mais ligado para a etapa final. Empurrados pela torcida, os cearenses passaram a pressionar a saída de bola alvirrubra e a valorizar a posse. Não demorou para o volume se transformar em chances de gol e para o goleiro Alessandro voltar a ser principal jogador alvirrubro. Para tentar mudar a cara do jogo, o técnico Lisca resolveu deixar o time mais experiente, com as entradas de Pedro Carmona, Helder Maurílio e Marcelinho.

Sua equipe, porém, não reagiu. Principalmente, porque depois de tomarem conhecimento da vitória parcial do Sport, o Guarany passou a administrar o resultado com mais tranquilidade. Afinal de contas, com o triunfo do Leão, os alvirrubros precisariam vencer por dois gols de diferença para eliminarem os donos da casa.

Guarany de Sobral
André Zuba; Edson Pacujá, Joécio, Juliano e Zeca; Rodrigo Vitor, Júnior Cearense, Zé Augusto e Márcio Tarrafas (Adriano / 11’ do 2ºT); Reinaldo Luís (Gugu / 19’ do 2ºT) e Thiago Furlan.
Técnico: Vladimir de Jesus.

Náutico
Alessandro; Jackson, Diego, Flávio e Izaldo; Liniker, Gustavo Henrique, João Ananias (Pedro Carmona / 19’ do 2ºT) e Helder Ribeiro (Helder Maurílio / intervalo); Renato (Marcelinho / 29’ 2ºT) e Marcus Vinícius.
Técnico: Lisca.

Ficha do jogo
Local: Estádio do Junco, em Sobral-CE.
Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL).
Assistentes: Rondinelle dos Santos Tavares (AL) e Thalis Augusto Monteiro (AL).
Gols: Reinaldo (9º do 1ºT), Marcus Vinícius (19’ do 1ºT)
Cartões amarelos: Joécio (Guarany), Liniker e Renato (Náutico)