Náutico

NÁUTICO

Em jogo com quatro pênaltis, Náutico não segura pressão do Inter e reassume lanterna

Timbu foi para o intervalo com o jogo empatado, mas seguiu sem força ofensiva no segundo tempo da partida e sucumbiu aos donos da casa

postado em 10/06/2017 18:40 / atualizado em 10/06/2017 19:04

VINíCIUS COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Enfrentar o Internacional em Porto Alegre é o tipo do jogo que não se sonha com vitória. Um empate já é considerado um bom resultado por conta da força do adversário na sua casa. Algo que o Náutico conseguiu nos primeiros 45 minutos, mas a sensação era que ir para o intervalo sem perder era apenas um golpe de sorte. E foi. A derrota por 4 a 2 comprovou que ainda falta muito para este time evoluir, principalmente por não saber se defender de forma efetiva e atacar de forma tímida e desorganizada.
 
Além do resultado negativo, o Náutico ainda voltou a ocupar a lanterna da Série B. Com os resultados da rodada, o Timbu pode até sair da última posição na próxima rodada, mas seguirá na zona de rebaixamento mesmo com vitória na Arena de Pernambuco na próxima rodada, contra o Paraná.
 
O Náutico mais uma vez veio escalado com três volantes e três atacantes. A única diferença em relação à última partida foi a entrada de Vinícius, que fez a sua estreia, na vaga de Jefferson Nem. Mais uma vez ficou claro que existia um grande espaço entre o meio de campo e o ataque e os chutões foram o único modo encontrado pelo Timbu para chegar aos seus jogadores ofensivos. Algo que aconteceu muito pouco no início da partida não apenas por falta de qualidade do Alvirrubro, mas principalmente porque o Internacional não permitia e foi agressivo.
 
Com três minutos de partida, Carlos abriu o placar de cabeça após cruzamento de William Pottker, mas o gol foi anulado. O auxiliar marcou impedimento de forma errada. Situação que o Internacional não se prendeu e em jogada bem parecida, aos nove minutos, Carlos marcou novamente e desta vez o auxiliar não viu nenhuma irregularidade. O atacante se antecipou a David e cabeceou sem chance para Tiago Cardoso. 

O gol criou a sensação de que o segundo gol sairia a qualquer momento. Os ataques constantes pelas laterais penetravam com facilidade e o Timbu não reagia. Uma miragem que durou 44 minutos. Erick fez grande jogada no segundo, e último ataque, do Náutico na primeira etapa e Vinícius estreou marcando gol. O camisa 91 desviou na primeira trave e deixou tudo igual. 

Segundo tempo

Guto Ferreira sabia que seu time era muito melhor do que o Alvirrubro e não perdeu tempo. Tirou Nico López e promoveu a entrada de Marcelo Cirino. Quando o juiz autorizou o início da segunda etapa foi para cima do Timbu e o resultado foi visto rapidamente. No primeiro lance de ataque Edenílson quase desempatou, mas foram os lances que envolveram Nirley que mudaram o jogo. Aos três minutos o defensor puxou a camisa de Marcelo Cirino e o árbitro marcou pênalti. William Pottker cobrou e desempatou. Aos 11 minutos, Pottker marcaria o segundo, mas o zagueiro tentou dar um carrinho para evitar o gol e terminou desviando com a mão. Novo pênalti, expulsão do zagueiro e o terceiro gol colorado, mas desta vez de D’Alessandro.
 
Com 3 a 1 no placar o Internacional não desacelerou e seguiu para cima do Timbu. Em novo ataque, aos 18 minutos, Aislan empurrou Cirino e o terceiro pênalti da tarde foi marcado. O detalhe é que quem recebeu o cartão amarelo foi o volante Darlan. Desta vez quem sofreu a penalidade foi para a cobrança, mas Marcelo Cirino bateu mal e Tiago Cardoso conseguiu defender. 
 
Waldemar Lemos ainda tentou mudar ao colocar Iago e Giovanni em campo e ver o que os novatos poderiam fazer, mas a falta de entrosamento e fragilidade do elenco ficou evidente. Ao menos o Timbu conseguiu diminuir na única vez que chegou ao gol de Danilo Fernandes no segundo tempo. Aos 39 minutos do segundo tempo Giovanni lançou Iago, que contou com ajuda de Edenílson, que não cortou a bola, e marcou o segundo gol alvirrubro. Quando parecia que poderia existir uma reação inesperada, veio o golpe fatal. 
 
Em menos de três minutos Tiago Cardoso cometeu o quarto pênalti da partida, que foi defendido pelo goleiro em cobrança de William Pottker, Darlan foi expulso por reclamação e Marcelo Cirino, aos 47 minutos, fez o quarto gol dos donos da casa e deram números finais à partida. 
 
Agora, o Náutico volta para o Recife e só terá o treino da segunda-feira para se preparar para enfrentar o Paraná na Arena de Pernambuco. Um bom resultado contra os paranaenses é importante porque a equipe é a primeira fora da zona de rebaixamento e neste momento é adversária direta do Timbu na fuga do rebaixamento. 

Ficha do Jogo

Internacional
Danilo Fernandes; Edenílson, Léo Ortiz, Danilo Silva e Uendel; Rodrigo Dourado, Fabinho, Carlos (Diego, aos 37’ do 2ºT), D'Alessandro (Juan, aos 28’ do 2ºT) e William Pottker; Nico López (Marcelo Cirino, no intervalo). Técnico: Guto Ferreira.

Náutico
Tiago Cardoso; David, Aislan, Nirley e Manoel; Amaral, Darlan, e Rodrigo Souza (Giovanni, aos 24’ do 2ºT); Erick, Vinícius (Iago, aos 24’ do 2ºT) e Gerônimo (Alison, aos 35’ do 2ºT) . Técnico: Waldemar Lemos. 

Data:10/6/17
Estádio: Beira Rio, em Porto Alegre.
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Luciano Roggenbaunm (PR)
Gols: Carlos (aos 9’ do 1ºT), Pottker (aos 4’ do 2ºT) e D’Alessandro (aos 11’ do 2ºT) (I); Vinícius (aos 44’ do 1ºT) e Iago (aos 39’ do 2ºT)(N).
Cartões amarelos: Rodrigo Souza, Gerônimo, Nirley, Vinícius e Darlan (N); Danilo Silva (I)
Cartões vermelhos: Nirley e Darlan (N).
Público: 23.342
Renda: R$ 488.363,00