Sport

SPORT

Com time misto, Sport joga mal, mas arranca empate com River graças a Everton Felipe

Com dois gols, o segundo aos 42 minutos do 2 tempo, meia salva Leão da derrota

postado em 24/02/2016 23:41 / atualizado em 24/02/2016 23:56

João de Andrade Neto /Superesportes

BENONIAS CARDOSO/FUTURA PRESS
Como já era esperado, o técnico Paulo Roberto Falcão, preocupado com a maratona de jogos, resolveu poupar vários titulares do Sport, para a partida desta quarta-feira, contra o River, no estádio Albertão, pela 3ª rodada da Copa do Nordeste. A estratégia quase custou caro ao Leão. Jogando mal durante toda a partida, os rubro-negros só não saíram de Teresina com uma derrota, graças ao brilho, nos minutos finais, do garoto Everton Felipe. Com gols aos 38 e aos 42 minutos do segundo tempo, o meia empatou a partida por 2 a 2, mantendo o time pernambucano na liderança do Grupo D, com sete pontos, e a invencibilidade, agora de cinco jogos. No próximo domingo, o Sport, reforçado dos titulares, terá o clássico contra o Náutico, na Ilha do Retiro, pelo Estadual.

Com a estratégia de Falcão de mandar a campo um time misto, vários jogadores ganharam uma oportunidade. Além do ídolo Magrão, que retornou ao gol do Leão após seis meses, também ganharam uma chance os zagueiros Luís Gustavo e Henríquez, o lateral esquerdo Christianno e os garotos Fábio e Juninho, no ataque. Com isso, pela primeira vez também, o Sport começava uma partida na temporada sem um centroavante de referência à frente. Nenhum deles aproveitou bem a chance.

Tantas mudanças causaram, inevitavelmente, um problema de desentrosamento na equipe. Sem se achar em campo, o Sport, mesmo tendo pela frente um adversário frágil, praticamente não criou ofensivamente. Mesmo, quando Falcão repetiu o que já havia feito no clássico contra o Santa Cruz, invertendo os lados dos dois pontas. Nesse caso, com Everton Felipe saindo da direita para a esquerda, trocando de posição com Fábio. 

Em ambas as situações, Gabriel Xavier atuou como homem de criação no meio. E pouco fez. A única finalização aconteceu apenas aos 31 minutos, com o volante Ronaldo, novamente improvisado como lateral direito.

Além da ineficiência ofensiva, o Sport mostrou uma verdadeira avenida pelo lado esquerdo da defesa, com Chrstianno muito mal, tanto no apoio e principalmente na recomposição. Foi por ali que o River buscou o gol durante toda a etapa. E onde encontrou logo aos 16 minutos, com Vanderlei cortando Christianno com extrema facilidade e chutando sem defesa para Magrão.

Segundo tempo
No retorno para o segundo tempo, Falcão optou por mudar a equipe, com a entrada de mais um garoto. No caso, o atacante Wallace, substituindo Gabriel Xavier, que sentiu a coxa. Com isso, o Sport voltava a ter um centroavante de referência no ataque. O Leão passou a trabalhar mais a bola no ataque, com a marcação mais avançada. Porém, esbarrava na retranca do River, que muitas vezes apelava para as faltas para se defender.

E em outra falha defensiva pernambucana, o time piauiense achou o segundo gol. Após uma bola chutada sem pretensão para a área do Sport, Luis Gustavo não acertou a bola e deixou Vanderlei livre e de frente para Magrão. O atacante só teve trabalho de driblar o goleiro e tocar para a meta vazia. 

Com a desvantagem, Falcão tentou uma última cartada, ao tirar Rithely para a entrada de Neto Moura e em seguida com a entrada de Renê para atuar como ponta esquerda (na vaga de Juninho). Com as mudanças, o Leão melhorou e, mesmo sem criar, empurrou o River para o seu campo de defesa. O empate, no entanto, só viria com um lampejo individual. E o predestinado foi Everton Felipe. Aos 38 minutos, o garoto diminuiu com um chute da entrada área. Três minutos depois, o meia empatou a partida com outra bomba sem defesa para Naylon. Igualdade que saiu de bom tamanho para os rubro-negros.


Ficha do jogo

River 2
Naylson; Toti, Paulo Paraíba, Rafael Araújo e Marquinhos (Alex Santos); Amarildo, Rogério (Kássio), André Beleza e Esquerdinha; Vanderlei e Lucas Bacelar (Diego). Técnico: Jeferson Silva (interino).

Sport 2
Magrão, Ronaldo, Luís Gustavo, Henríquez e Christianno; Rithely (Neto Moura), Luiz Antônio, Éverton Felipe e Gabriel Xavier (Wallace); Fábio e Juninho (Renê). Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Local: Estádio Albertão, em Teresina (PI). Árbitro: Ranilton Oliveira de Sousa (MA). Assistentes: Antônio de Sousa Santos e Ivanildo Gonçalves da Silva (ambos do MA). Gols: Vanderlei (16 min do 1º) e (15 min do 2º), Everton Felipe (38 min do 2º) e(42 min do 2º). Cartões amarelos: Amarildo, Vanderlei (R ) e Rithely, Juninho (S).