Sport

SPORT

Sport mantém sina de não vencer na Vila, perde para o Santos e segue na zona de rebaixamento

Com retornos de Gabriel e Lucas Lima da seleção, Santos venceu o Sport por 2 a 0

postado em 15/06/2016 22:57 / atualizado em 16/06/2016 00:48

João de Andrade Neto /Superesportes

 Williams Aguiar/Sport Club do Recife
O tabu está mantido e com isso a zona de rebaixamento também. Amplamente dominado no primeiro tempo, mas derrotado de fato no segundo, o Sport manteve a sina de nunca vencer na Vila Belmiro contra o Santos ao perder por 2 a 0 nesta quinta-feira, permanecendo mais uma rodada entre os quatro piores do Campeonato Brasileiro, dessa vez na vice lanterna. Os santistas contaram com o retorno do atacante Gabriel e do meia Lucas Lima, ambos de volta da seleção brasileira. Zerado dos dois jogos fora de casa contra Coritiba e Santos, o Sport volta a jogar na Ilha do Retiro, no próximo domingo, contra o Fluminense.

Para a partida, o técnico Oswaldo de Oliveira mandou a campo a mesma estrutura utilizada nas últimas partidas, com mudanças de peças apenas por obrigação, com o prata da casa Oswaldo entrando na zaga e Luiz Antônio compondo a marcação no meio de campo. Na lateral direito, Samuel Xavier retornou de suspensão. Mas a verdade é que poucas vezes nesse Brasileiro se viu um primeiro tempo com tamanha superioridade de um time sobre o outro. No caso, do Santos sobre o Sport.

O placar em branco ao final do primeiro tempo se deve exclusivamente as falhas de finalização dos donos da casa. De acordo com o Footstats, foram 62% de posse de bola do Santos contra apenas 38% do Sport. Porém, a impressão era de que esse número foi bem maior. Marcando muito atrás e à distância, os rubro-negros praticamente apenas assistiram os paulistas jogarem. E torceram. 

Ao todo, foram 11 finalizações do Santos, sendo que oito com chances reais de abrir o placar. Quando não errava na finalização, o Peixe parava no goleiro Magrão, o único que se salvou no Sport. Foram pelo menos três defesas difíceis do camisa 1. A melhor delas em um chute de fora da área, do volante Renato. O Sport? Com Gabriel Xavier, Everton Felipe e até Diego Souza pouco produzindo nas vezes em que conseguiu ter a posse de bola, se resumiu a um chute de Edmilson, já aos 45 minutos. No final, o placar em branco valeu como goleada para os leões.

Segundo tempo 
Apesar do massacre de oportunidades, foi o Santos que voltou com mudanças para a etapa final, com a entrada de Lucas Lima na vaga do atacante Joel, um dos que cansou de perder gols no primeiro tempo. Já Oswaldo de Oliveira seguiu a sua linha de segurar as substituições. Ao menos, na postura o Sport voltou diferente, com a marcação mais adiantada, o que dificultou mais as coisas para os santistas, que diminuíram a pressão. Além disso, levou o time pernambucano a ficar um pouco mais com a posse de bola.

Tanto que a primeira chance dos donos da casa só surgiu aos 20 minutos. Mas dessa vez foi fatal. Após bola enfiada na área, Lucas Lima ganhou de Oswaldo na marcação e cruzou para Gabriel, dentro da pequena área, completar para o gol, abrindo o placar de forma merecida.

O gol sofrido não mudou a postura do Sport em campo. Tanto que até os 30 minutos, a única mudança do técnico leonino foi burocrática, com a entrada de Rodrigo Mancha na vaga do pendurado Luiz Antônio. E assim, os rubro-negros seguiam sem ser dominados e até criando oportunidade. Aos 28, Edmilson passou no meio de três defensores, entrou na área e tocou por cima de Vanderlei e da barra, na melhor chance do Leão na partida. 

Nos minutos finais, os rubro-negros chegaram a exercer uma pressão, perderam uma boa oportunidade com Lenis, mas quem voltaria a marcar seria o Santos, com Vítor Bueno, sacramentando a 5ª derrota do Sport no Brasileiro. .

Ficha do jogo

Santos 2
Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Luiz Felipe e Caju (Yuri); Thiago Maia, Renato, Léo Cittadini (Paulinho) e Vítor Bueno; Joel (Lucas Lima) e Gabriel. Técnico: Dorival Júnior.

Sport 0
Magrão; Samuel Xavier, Oswaldo, Durval e Renê; Rithely, Luiz Antônio (Rodrigo Mancha), Gabriel Xavier (Clayton), Diego Souza e Éverton Felipe; Edmilson (Lenis). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Local: Vila Belmiro. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS). Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Fabiano da Silva Ramires (ES). Gols: Gabriel (20 min do 2º ). Cartões amarelos: Luiz Antônio, Edmilson (SP), Gustavo Henrique (SA) . Público: 4.937. Renda: R$ 123.620