Náutico

NÁUTICO

Histórico de derrotas dentro de casa não é bom sinal para campanha do Náutico na Série B

Imposição como mandante sempre significou acesso para o Timbu na Série B

postado em 01/09/2016 08:40 / atualizado em 01/09/2016 09:06

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Se houvesse um manual das competições de pontos corridos, um dos principais itens para obter sucesso seria conquistar as vitórias dentro de casa. Vencer todas como mandante garantiria 50% de aproveitamento e deixaria qualquer equipe em situação confortável. Só que vencer tantas assim é algo quase impossível, ainda mais na Série B. Alguns empates e derrotas vão acontecer naturalmente. No caso do Náutico, ser um bom mandante sempre foi sinônimo de sucesso na competição, uma característica que não está sendo tão marcante em 2016.

Nas duas ocasiões em que conseguiu o acesso à Série A na era dos pontos corridos, o Timbu foi incontestável em casa. Em 2011 e 2006, o Alvirrubro só sofreu três derrotas em 38 jogos e jamais perdeu duas partidas seguidas como nesta temporada. Ano passado quase conseguiu repetir o feito, só que vacilou quando não havia margem para erro já que fora de casa foi muito mal logo no início da competição.

Ano passado, quando ficou a dois pontos do acesso, o Timbu só perdeu uma partida em casa e fez da Arena de Pernambuco uma aliada. A derrota por 4 a 1 para o Botafogo não foi o que fez a diferença. Talvez os cinco empates, em especial o contra o CRB, restando apenas mais duas partidas para o fim da competição.

Calejado das decepções e disputando a terceira Segundona pela Timbu, o capitão Gaston sabe que o histórico do Náutico sempre pesou quando obteve os acessos à Série A. Por isso ele acredita que o único modo de ser recuperar após duas derrotas consecutivas é vencer fora de casa.

“O Náutico nas vezes que conseguiu o acesso foi muito forte em casa e sabemos disso. Termos que ser bem mais fortes fora de casa. A gente não contava com essas derrotas. Temos que caprichar jogo a jogo. Não entramos em desespero. Sabemos que estamos no fio da navalha e não podemos errar mais.”

Além de estar decepcionando e não ter desempenho similar aos anos que deixou a Série B, o Náutico ainda adquiriu um número incômodo. Perdeu duas partidas consecutivas em casa. Algo que não ocorria nesta competição desde 2010, ano em que também falhou na tentativa ao acesso.  

As campanhas do Náutico na Série B na era dos pontos corridos

2015
13 vitórias
5 empates
1 derrota
30 gols marcados
14 sofridos

2014
10 vitórias
3 empates
6 derrotas
24 gols marcados
21 gols sofridos

2011
13 vitórias
6 empates
35 gols marcados
16 sofridos

2010*
10 vitórias
5 empates
4 derrotas
27 gols marcados
20 sofridos

2006
16 vitórias
2 empates
1 derrota
48 gols marcados
20 sofridos

*Sofreu duas derrotas seguidas
Náutico 0 x 1 Americana
Náutico 1 x 4 Paraná