ESTADOS UNIDOS

Confiante com futuro do futebol nos EUA, Dempsey que passar das oitavas de final

Americanos jogarão fase final de forma consecutiva pela primeira vez na história

postado em 26/06/2014 19:59 / atualizado em 26/06/2014 20:16

Daniel Leal /Diario de Pernambuco , Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Fifa.com / Michael Steele/Getty Images
Os norte-americanos falaram que só pensavam em vitória sobre a Alemanha nesta quinta-feira na Arena Pernambuco. No primeiro tempo passaram longe disso, mas na segunda etapa, principalmente após o gol sofrido, os ianques buscaram o empate de todo jeito. Ele não veio, mas a classificação, sim. Apesar da derrota, o meia e capitão Clint Dempsey elogiou o desempenho da sua seleção.

“Estou feliz com o resultado final. Nós perdemos o jogo, mas acredito que merecíamos nos classificar. O fato de conseguirmos avançar em um grupo tão difícil mostra como nós acreditamos no nosso potencial”, analisou Dempsey. A possibilidade de um empate, resultado que classificaria os dois times automaticamente, terminou influenciando um pouco a partida, de acordo com o camisa 8 dos ianques, porém não ao ponto dos times pensarem em apenas trocar passes. “O jogo de hoje não foi uma partida normal, já que havia uma série de fatos influenciando a partida. Tinhamos que ser espertos. Não estávamos em uma situação de estarmos calculando, mas jogamos com cautela”, comentou

O meia do Seattle Sounders quer esquecer um pouco a fase de grupos e já está focado na próxima fase. Principalmente por querer ir melhor do que no último mundial. “Tudo é novo mais uma vez. Não importa o que você fez na fase de grupos. É tudo sobre o que fazer naquele dia. Estou empolgado com a chance de jogar a segunda fase novamente, já que da última vez perdemos para Gana na prorrogação”, lembrou o camisa 8.

Esta também será a primeira vez na história que os Estados Unidos irão jogar de forma consecutiva as oitavas de finais da Copa do Mundo, fato que empolga Dempsey não só pela nova chance, mas pelas mudanças no futebol dentro do seu país. “Eu espero que continuemos no caminho certo e desenvolvendo nosso jogo. O futebol tem se desenvolvido bem nos EUA  e quem sabe um dia não chegamos em uma final de um grande campeonato e vamos bem?”, falou em tom esperançoso.

Mais um nariz quebrado
Clint Dempsey quebrou o nariz na primeira partida contra Gana no Mundial. Naquele jogo, o capitão americano tinha que ficar em campo. Após marcar o primeiro gol na vitória sobre os africanos, o meia teve sua responsabilidade aumentada, já que Altidore, principal esperança ofensiva dos ianques saiu lesionado. Por ironia do destino, outro jogador dos Estados Unidos tambem sofreu a mesma lesão no duelo contra os alemães. Após se chocar com o companheiro Alejandro Bedoya, Jermaine Jones também jogará o restante do mundial como Dempsey: de nariz quebrado. “Eu acho que ele quebrou sim, mas esse time tem muito coração e caráter e vamos continuar lutando. Tenho certeza que se ele tiver quebrado o nariz como eu, ele estará pronto para o próximo jogo”, comentou Dempsey, aos risos e com confiança.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press