ESTADOS UNIDOS

Aliviado com o fim da fase de grupos, Klinsmann prefere as disputas de mata-mata

Treinador da seleção norte-americana disse que outra competição começa agora

postado em 26/06/2014 20:30 / atualizado em 26/06/2014 20:39

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Kevin C. Cox/Getty Images/Fifa.com

O técnico Jürgen Klinsmann demonstrou alívio pelo fim da fase de grupos - e, claro, pela classificação dos Estados Unidos para as oitavas de final, quando enfrentará a Bélgica, líder do grupo H. Ele sabe que agora começa uma competição diferente, com jogos eliminatórios. Mas, pelas declarações do treinador, ele até prefere esse tipo de disputa.

A classificação foi bastante comemorada pelos norte-americanos. A reação deles em campo, após a derrota para a Alemanha por 1 a 0, deixou isso bem claro. Muitos abraços, comemoração e agradecimento à torcida presente à Arena Pernambuco, que fez uma bonita festa. “Para todos os jogadores foi uma grande realização. Foi uma conquista maravilhosa, mas agora deixamos a fase de grupo e outro torneio se inicia. Mata-mata é outra coisa”, afirmou Klinsmann.

O que incomoda Klinsmann na primeira fase são as contas. Ele explica. “Na fase grupo, vivemos fazendo cálculos. É muita matemática. Mas agora isso acabou. Agora, está bem claro para todos. Você tem que se concentrar naquele adversário. A sensação é ótima, porque vamos falar de vencer uma equipe por vez”, contou o treinador.

Na história recente, a melhor campanha dos Estados Unidos foi em 2002, no Japão e na Coreia do Sul, quando chegou às quartas de final - na primeira Copa do Mundo, em 1930, os norte-americanos terminaram na terceira colocação. O objetivo de Klinsmann é ir além das oitavas de final. A Bélgica é um adversário que a seleção conhece. Em 2013, os belgas venceram um amistoso entre as equipes por 4 a 2. “Não podemos parar nessa fase agora”, setenciou.