Futebol Nacional

FUTEBOL PERNAMBUCANO

Salgueiro e Retrô vão à Série D; e Sport e Santa à Copa do Brasil, que ainda tem vagas

Estado de Pernambuco vive expectativa por terceira vaga na Quarta Divisão do Brasil enquanto pode chegar a seis representantes na copa nacional

postado em 20/07/2020 14:30 / atualizado em 20/07/2020 16:55

(Foto: Paulo Paiva/ DP Foto)
Com a primeira fase do Campeonato Pernambucano finalizada neste domingo (20), além da vaga garantida do Santa Cruz para a Copa do Brasil de 2021 por ter ficado em primeiro lugar, o Retrô e o Salgueiro se asseguraram na Série D do ano que vem deixando a dúvida para o Central, tendo em vista que a terceira vaga garantida pelo regulamento do Estadual pode não existir esse ano, isso porque Pernambuco deve ser ultrapassado pelo Ceará no Ranking Nacional de Federações (RNF) da CBF, que determina o número de vagas de cada estado nos torneios nacionais.

Depois de aplicar uma goleada de 5 x 0 no Petrolina na Arena de Pernambucano, o Retrô, que ficou em 3º lugar na tabela final, já está fazendo história ao se classificar para as quartas em sua primeira participação na elite do Pernambucano. A equipe de Camaragibe teve também o melhor ataque da primeira fase da competição com 20 gols, além de conquistar junto ao Salgueiro, um lugar na Quarta Divisão do Brasileiro em seu segundo ano de futebol profissional. Agora, a equipe segue sonhando com uma vaga na Copa do Brasil, que pode vir través de um vaga na final do torneio ou mesmo se a final for entre Salgueiro e Santa Cruz.

O Salgueiro já tinha vaga na Série D confirmada antes desta rodada, uma vez que a equipe já tinha se garantido matematicamente como melhor entre os intermediários. Agora, o Carcará briga para selar, também, seu retorno à Copa do Brasil, torneio do qual já participou em cinco oportunidades. Para isso, basta que ou o Salgueiro ou o Santa Cruz alcance à final do Estadual.

Já o Central vive a expectativa que Pernambuco não perca posição no Ranking Nacional de Federações (RNF) da CBF e, com isso, mantenha a terceira vaga na Série D de 2021.  A equipe de Caruaru agora torce pelas boas campanhas de Sport e Náutico nas Séries A e B, e do Afogados na Copa do Brasil, mas, no jogo de ida da terceira fase da competição, a Coruja foi derrotada pela Ponte Preta por 3 a 0, em Campinas. Outra forma de conseguir a vaga no Brasileiro do ano que vem, seria se o Salgueiro conseguisse o acesso à Série C repassando assim a vaga conquistada pelo estadual ao Central. Também na disputa em 2020, a própria Patativa ainda brigará pelo retorno ao terceiro nível do futebol nacional.

Com menos chances, o Afogados, que faz sua estreia na Série D neste ano, ainda alimenta uma possibilidade de disputar o torneio novamente no ano que vem. Além, claro, de brigar pelo acesso ainda em 2020, a Coruja pode retornar ao nacional caso, além de Pernambuco manter a improvável terceira vaga na Quarta Divisão, Central ou Salgueiro conseguirem um acesso à Série C.

Copa do Brasil
Além da classificação garantida do Santa Cruz e dos cenários já explicados para Retrô e Salgueiro. Náutico, Central e Afogados ainda brigam por uma vaga na Copa do Brasil, enquanto o Sport já a tem praticamente garantida. Para a Patativa do Agreste e a Coruja do Sertão, só existe um caminho para a vaga, e esse seria através da classificação à final do Pernambucano. O Central terá que passar por Náutico e Santa Cruz para alcançar à decisão, enquanto o Afogados enfrenta Retrô e Salgueiro.

O Náutico também só se garante através do Estadual, caso chegue à final, mas, para isso, terá que, além do Central, vencer o Santa Cruz em um Clássico das Emoções decisivo. Se não alcançar à decisão, o Timbu ainda pode se classificar pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC), que coloca as dez melhores equipes que não conseguiram a vaga, diretamente no torneio. Para isso, porém, a atual classificação do Náutico (41º), ainda o deixa em uma posição de risco, sendo importante subir no RNC para se garantir.

Já para o Sport, mesmo eliminado do Estadual e ainda com chances de rebaixamento, a vaga através do RNC é praticamente garantida. Ocupando o 16º posto na Ranking, os cenários para a desclassificação leonina beiram o impossível. Com o Trio de Ferro ainda na disputa da Copa do Nordeste, competição cujo vencedor ganha uma vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil, Pernambuco pode acabar herdando uma vaga extra para o Estadual, facilitando a vida dos times que almejam a copa nacional.

Seis vagas
Em contraponto à queda no número de vagas na Série D, Pernambuco pode bater o recorde e ter até seis clubes na próxima Copa do Brasil. Para isso acontecer, além do Sport, o Náutico também precisaria se classificar através do Ranking, não alcançando a final do Pernambucano. O Santa Cruz, por sua vez, precisaria garantir o bicampeonato do Nordeste. A final do Estadual teria que ser disputada entre Salgueiro e Central, resultando em um título inédito e vagas para ambos, enquanto o Retrô, melhor da primeira fase fora os já classificados, teria a sexta vaga.