Náutico

NÁUTICO

Invicto após seis rodadas, Náutico faz campanha de campeão na Série B do Campeonato Brasileiro

Segundo zagueiro Fabiano Eller, o time alvirrubro quer o acesso e o título

postado em 08/06/2015 10:40 / atualizado em 08/06/2015 14:40

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
As seis primeiras rodadas da Série B apresentam duas realidades bem distintas para os representantes do nosso estado. Lanterna no estadual, o Náutico vai fazendo a melhor campanha de um pernambucano na história do torneio nos pontos corridos. Mais do que isso, tem rendimento digno de campeão - abaixo apenas do Corinthians 2008 - e a melhor defesa nas 10 edições no formato atual. O campeão estadual, por outro lado, tem o pior início entre os pernambucanos - ao lado do Sport de 2010. Cenário preocupante, já que nunca um time com quatro pontos subiu de divisão e mais da metade terminou sendo rebaixada.

“Vamos chegar fortes. Pode ter certeza que o pensamento é formar um grupo vencedor”. A declaração é do zagueiro Ronaldo Alves e foi dada após a vitória do Náutico sobre a Luverdense, na estreia da Série B. A convicção do defensor vai se concretizando até aqui. Ao fim de seis rodadas, o Timbu soma cinco vitórias e um empate - a melhor arrancada de um clube pernambucano na segunda divisão nacional na era dos pontos corridos. Com 16 pontos, o Náutico só não lidera a competição porque o Botafogo tem mais gols marcados. É campanha de campeão. Desde 2006, apenas o Corinthians somava mais pontos ao fim de seis rodadas (18). Na contamão do Timbu, o Santa Cruz repete, até a 6ª rodada, a campanha do Sport em 2010, até então a pior do estado.

Ao mesmo tempo em que fazem questão de enfatizar a importância de manter os pés no chão, os jogadores alvirrubros não escondem que também têm ambição. “A gente tem que pensar grande. E vamos trabalhar para conseguir dois objetivos: o acesso e o título”, declarou o zagueiro Fabiano Eller, após o empate com o Sampaio Corrêa. Pensamento que se estende para o atacante Douglas, que pensa em fazer história no Náutico. “Eu não vim só para passar, eu vim para construir uma história e acho que, junto com todo o grupo, estou no caminho certo.”

É cedo para falar que este elenco vai entrar mesmo para a história, dando o primeiro título nacional do clube. Mas, é indiscutível que o discurso e o pensamento ambicioso dos jogadores têm se refletido dentro de campo. Ao fim de seis rodadas, o Náutico tem uma campanha de campeão. Dos nove vencedores da Série B na era dos pontos corridos, somente o Corinthians de 2008 tinha rendimento melhor - 100% de aproveitamento, 18 pontos. Grandes do futebol nacional como Atlético-MG (2006), Vasco (2009) e Palmeiras (2013) tinham pontuação bem abaixo do Alvirrubro.

Há uma outra curiosidade que parece apontar favoravelmente ao Timbu. Geralmente, quem liderava a sexta rodada, não se sagrou campeão. Somente Corinthians e Joinville (2014) repetiram na 38ª rodada a posição que tinham na sexta e conquistaram o título da segundona. O Náutico, hoje, é o vice-líder, atrás do Botafogo pelos critérios de desempate.