Náutico

CONTAS

Só três vezes na era dos pontos corridos da Série B, um time fora do G4 na 35ª rodada subiu

Sport conseguiu em 2011. Situação que o Náutico, atualmente em sexto, busca repetir

postado em 12/11/2015 09:21 / atualizado em 12/11/2015 09:42

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Hesidio Goes esp. para o DP/D.A Press
Com o empate por 1 a 1 frente ao Macaé, na terça-feira (10), o Náutico deixou de depender apenas de si para conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O tropeço no Moacyrzão fez com que o alvirrubro caísse para a sexta posição, ficando a dois pontos do quarto colocado, o Santa Cruz. Para entrar no G4 da Série B, o Timbu precisa vencer seus próximos confrontos e torcer por tropeços de adversários diretos, como Vitória, Santa e Sampaio Corrêa. Se obtiver êxito, vai repetir um feito que não é tão comum na era dos pontos corridos da segundona: em nove edições, apenas em três ocasiões (33%) um time que estava fora do G4 na 35ª rodada subiu de divisão ao fim do campeonato. 
Um dado, entretanto, pode servir de alento aos alvirrubros. As três vezes em que o feito ocorreu foi nos últimos quarto anos: 2011 (Sport), 2013 (Figueirense) e 2014 (Avaí). Ou seja, o fato se repetiu, inclusive, nas últimas duas edições da Série B. Em todas elas, os times precisaram contar com tropeços de quem estava acima na tabela.

2014
AVAÍ
No ano passado, o Avaí ocupava a sétima colocação ao fim da 35ª rodada (o Náutico, hoje, é o sexto colocado). A equipe catarinense, contudo, tinha apenas um ponto a menos que o Ceará, então na quarta posição: 54 x 43. O Leão da Ressacada só entrou no G4 na 38ª rodada da segundona. Para conquistar o acesso, precisou vencer o Vasco por 1 a 0 e contou com as derrotas do Boa Esporte para o Icasa (3 a 2) e Atlético-GO para o Santa Cruz, também por 3 a 2. O Avaí, que entrou na última rodada na sexta posição, terminou a Série B no quarto lugar, com 62 pontos.

2013
FIGUEIRENSE
Em 2013, o Figueira terminou a 35ª rodada na mesma colocação que o Náutico ocupa atualmente: a sexta. O time catarinense, entretanto, tinha um ponto a menos que o Icasa, então quarto colocado (o Timbu está a dois do Santa Cruz). O Figueirense conseguiu entrar no G4 na 37ª rodada, quando bateu o ASA por 2 a 0 e viu Icasa perder por 2 a 1 para a Chapecoense e o Ceará ser derrotado pelo Palmeiras por 4 a 1. O acesso foi confirmado com um empate na rodada derradeira, graças a novas derrotas de Icasa e Ceará.

2011
SPORT
O caso do maior rival do Náutico pode servir, paradoxalmente, de maior esperança para o alvirrubro. Em 2011, o Sport conseguiu galgar uma recuperação inesperada por muitos. O rubro-negro terminou a 35ª rodada na sétima posição (o alvirrubro, hoje, é o sexto colocado), a três pontos do quarto lugar, Bragantino (o Timbu está a dois do G4). O Leão entrou no grupo de acesso na penúltima rodada, quando bateu o Paraná por 3 a 0 e viu o Bragantino perder para o ASA por 1 a 0 e o Vitória ser derrotado pelo São Caetano - 2 a 1. Vale lembrar que o Náutico pode entrar no G4 já nesta 36ª rodada, desde que o Santa perca para o Vitória e o Sampaio Corrêa empate com o Bragantino. O acesso do Sport, em 2011, foi assegurado com o triunfo por 1 a 0 sobre o Vila Nova, no Serra Dourada.