Náutico

NÁUTICO

Em busca de redenção e reencontro com o bom futebol, Náutico visita Salgueiro pela liderança

Alvirrubro vem com o moral abalado após duas atuações bem abaixo da crítica

postado em 09/04/2016 19:58 / atualizado em 09/04/2016 20:12

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Ricardo Fernandes/DP
No último dia 5, completou um ano da traumática passagem do Náutico por Salgueiro. Na ocasião, o Timbu foi humilhado pelo Carcará. Goleado por 4 a 1, o alvirrubro ficou de fora da semifinal do Campeonato Pernambucano 2015 e, por conseguinte, da Copa do Nordeste 2016. Derrota que aconteceu três semanas depois de outra derrota alvirrubra no Cornélio de Barros, que tirou o clube daquele Nordestão. As últimas idas do Náutico ao Sertão, portanto, ainda incomodam na memória do torcedor. Neste domingo, o Timbu volta ao palco onde sofreu tantas amarguras. Agora com um time praticamente todo diferente. E sob o comando do técnico Gilmar Dal Pozzo, o alvirrubro tem a oportunidade de se redimir. Das derrotas do ano passado. Das últimas duas atuações decepcionantes. Vencer para convencer e chegar à semifinal com a autoestima renovada.

Dal Pozzo evita falar em clima de revanche. Para o treinador, o que aconteceu no passado pertence ao passado. A equipe deste ano é outra - só Júlio César e Gastón estiveram presentes no Cornélio de Barros nos desaires de 2015. “Eu não estava no ano passado”, disse, antes de mais nada. “E nós não podemos, os profissionais que estamos aqui, levar uma culpa dos últimos 12 anos”, prosseguiu, recordando o peso que paira sobre o Náutico, que não ganha um Estadual desde 2004. “Minha preocupação é fazer a equipe produzir”, acrescentou, já fazendo referência aos dois últimos jogos, frente a Central e Vitória da Conquista.

Independente da opinião do treinador, a verdade é que o torcedor alvirrubro tem os sertanejos engasgados. E o sentimento é de vingar as humilhações de 2015. Até porque, o Náutico precisa disso. Do ponto de vista psicológico, tanto para superar um trauma e enterrar de vez os fantasmas do passado, quanto para eliminar qualquer possibilidade de suspeita sobre as reais capacidades do time atual, após as más atuações nas duas últimas partidas que disputou.

Com este último aspecto, Dal Pozzo concorda. O próprio treinador disse isso ao fim do empate com o Vitória da Conquista, resultado que eliminou o Náutico da Copa do Brasil. “A ideia é resgatar a autoestima. O futebol proporciona essas possibilidades. Perdemos uma classificação na quinta-feira e no domingo temos a oportunidade de resgatar o bom futebol primeiro e depois o resultado”, refletiu.

Para o treinador alvirrubro, portanto, o jogo de hoje é essencial para que seu time demonstre uma reação imediata. Recuperar a intensidade e competitividades perdidas. Mostrar a todos - inclusive para o próprio grupo - que o Timbu chega à semifinal do Pernambucano com a confiança necessária para seguir em busca do grande objetivo no ano: o título.

Ficha do jogo

Salgueiro
Mondragon; Marcos Tamandaré, Ranieri, Rogério Paulista, Danyel; Rodolfo Potiguar, Moreilândia, Jéferson Berger, Cássio Ortega; Anderson Lessa, Jhon. Técnico: Sérgio China.

Náutico
Júlio César; Joazi, Rafael Pereira, Fabiano Eller e Henrique (Gastón); Ygor (Eduardinho) e Rodrigo Souza; Esquerdinha, Renan Oliveira e Rony; Thiago Santana. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Local: Estádio Cornélio de Barros (Salgueiro-PE). Horário: 16h. Árbitro: Emerson Luiz Sobral. Assistentes: Clóvis Amaral da Silva e Marcelino Casto de Nazaré.