Náutico

NÁUTICO

Em novo período de pausa, Náutico deve contar com retornos para as semifinais do Estadual

Departamento médico alvirrubro tem expectativa de liberar três atletas até a partida de ida das semis do Estadual, contra o Santa Cruz, no Arruda

postado em 11/04/2016 10:45 / atualizado em 11/04/2016 12:45

Caio Wallerstein /Diario de Pernambuco

Karina Morais/ESP DP - Julio Jacobina/DP - Brenno Costa/DP
Após terminar o hexagonal do Campeonato Pernambucano com a liderança e a sensação de dever cumprido, o Náutico deve enfrentar agora um novo período de pausa. Eliminado precocemente da Copa do Brasil, o Timbu assiste aos rivais jogarem pelo Nordestão antes de disputar a vaga na final do Estadual (o jogo de ida é no dia 20 de abril) contra o Santa Cruz. O lado bom disso é que o tempo de folga deve servir - além de dar chances para novos testes no time - para o departamento médico liberar três jogadores que ficaram de fora das últimas partidas.

O lateral direito Walber e os atacantes Bérgson e Rafael Ratão estão na fase final da fisioterapia e já fizeram treinos em separado. A depender da evolução deles no período que antecede o próximo jogo, podem estar aptos a enfrentar o Santa Cruz. "Os três estão sendo reintegrados aos poucos, até pelo grau das lesões que tiveram. Esperamos todos já para o primeiro jogo. Os próximos dias que vão definir se vão suportar bem", explica o médico do Náutico Renato Paes Barreto.

O prognóstico de Rafael Ratão é animador. Após lesionar o adutor na partida contra o América, no dia 22 de fevereiro, o atacante foi dado como desfalque certo para toda a sequência do Estadual. A recuperação superou as expectativas e o atleta já está na fase de transição. "Ele deve fazer um exame nesta segunda e já deve voltar a treinar com bola", avaliou Renato.

A maior expectativa do torcedor, porém, é em torno da volta de Bérgson. O atacante fraturou dois ossos do pé no jogo de ida contra o Salgueiro, no dia 10 de fevereiro. A previsão inicial era do retorno era de 40 dias, mas seu tempo fora de campo deve chegar perto do dobro disso. O jogador já treina com bola, em separado, mas ainda inspira cuidados dos fisioterapeutas alvirrubros.

Quem também vem treinando com bola é Walber. O lateral - que machucou o menisco em 17 de março, no jogo de ida contra o Vitória da Conquista, na Bahia - tem se recuperado bem da cirurgia realizada na região. Seu tempo estimado de volta, de 30 dias, deverá ser cumprido à risca após o final da transição na fisioterapia.

Novas opções no meio
A partida contra o Salgueiro foi a primeira de Ygor como titular. O volante jogou os 90 minutos e se consolida como nova opção para a cabeça de área alvirrubra, fazendo concorrência a Eduardinho. Outro atleta que ganhou destaque na última semana foi Esquerdinha. O meio-campista marcou dois gols em dois jogos e reaparece na briga por uma vaga na armação justamente no período decisivo para a equipe. Caique Valdívia também deve retornar à briga. Segundo o médico do Timbu, ele já está recuperado de lesão e só não foi relacionado para a partida contra o Salgueiro por opção da comissão técnica.