Náutico

NÁUTICO

Dal Pozzo enaltece a vitória do Náutico sobre o Salgueiro e diz que seu time fez por merecer

Para o técnico, grupo mostrou poder de reação ao superar eliminação na quinta-feira

postado em 10/04/2016 18:52 / atualizado em 10/04/2016 19:09

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

George Fernandes/ Esp. DP
O retrospecto não era favorável. Fosse contra o Salgueiro no Cornélio de Barros, onde não vencia há dois anos. Fosse do Carcará como mandante neste Campeonato Pernambucano - nenhum gol sofrido sequer. Fosse do próprio Náutico nas duas partidas anteriores pouco animadoras - contra Central e Vitória da Conquista o Timbu não foi capaz de repetir o mesmo futebol consistente que já havia demonstrado na temporada. Para quebrar o tabu diante do Salgueiro, era preciso que o Náutico desse a volta por cima. Superasse não apenas a inesperada eliminação na Copa do Brasil, mas também as más atuações recentes. E foi isso o que a equipe alvirrubro conseguiu na tarde deste domingo, na visão de seu treinador Para Gilmar Dal Pozzo, a vitória por 2 a 0 fez jus a um time que demonstrou o empenho necessário para bater um adversário complicado, ainda por cima quando joga em sua casa.

“Eu procuro avaliar o resultado. Fizemos por merecer”, disse, de antemão, Dal Pozzo. O treinador, entretanto, emendou sua análise para tecer considerações sobre o que mais havia lhe deixado em estado de alerta nas últimas partidas do time alvirrubro. “Mas é o desempenho que mais me preocupava. Eu queria que a equipe tivesse um bom desempenho, marcando mais, jogando mais”, afirmou. Algo que, em seu entendimento, o time demonstrou no Cornélio de Barros. “Nós nos impusemos, jogamos no campo do adversário. Tivemos dificuldades, mas fizemos uma partida brilhante, bem equilibrada e foi por isso que vencemos”, considerou.

Além do desempenho, o comandante timbu procurou destacar outro ponto que entende ter sido essencial para que o Náutico lograsse êxito no Sertão. A capacidade de dar a volta por cima três dias depois de sofrer uma eliminação em pleno aniversário do clube, e dentro de casa. “Poder de reação. Perder na quinta-feira, ter uma cobrança interna de todos nós, a carne doeu, cortou para todos nós”, admitiu. “Esses atletas demonstraram que são homens e que têm grande poder de reação para vir vencer aqui”, disse.

Dal Pozzo ainda comemorou o fato de ter aproveitado a partida com o Salgueiro para reunir mais elementos analíticos acerca do desempenho de seu time. “O jogo de hoje foi importante para tirar algumas dúvidas, tanto individual, quanto no sistema”, apontou o treinador, que na quinta-feira já havia adiantado que seria necessária reestruturar sua formação tática, especialmente no meio de campo. E foi o que ele fez. “Trazendo o Gil Mineiro, a gente fica com a equipe mais equilibrada no meio de campo, com mais elementos. Se for ver, em vários momentos tínhamos quatro homens no meio de campo e o adversário três”, destacou o comandante alvirrubro, fazendo referência à superioridade numérica como ponto essencial na batalha tática pela conquista de território.