Náutico

NÁUTICO

Náutico vence Newell's Old Boys e celebra dia histórico com reinauguração estádio dos Aflitos

Em partida marcada pela emoção da torcida no retorno à eterna casa, Timbu venceu equipe argentina com gol do prata da casa Thiago, de 17 anos

postado em 16/12/2018 18:56 / atualizado em 16/12/2018 21:55

Peu Ricardo/DP Foto
A sede do Náutico lotada. Copo de cerveja na mão, sorriso estampado no rosto. Abraços, muitos abraços. No bar do Americano, dezenas e dezenas de encontros e reencontros de gerações saudosas. No meio da tarde de domingo, avenida Rosa e Silva com trânsito intenso. Milhares de alvirrubros caminhando juntos com um só destino: os Aflitos. No fim, a história de fato. Com mais de 17 mil pessoas, a renda de R$ 1.576,220 é a maior de todos os tempos em Pernambuco.

Cinco anos após deixar o estádio para uma troca infeliz com a Arena de Pernambuco, a eterna casa do Timbu voltou à ativa. Mais moderna, organizada, reestruturada. A cereja do bolo neste domingo de estádio praticamente lotado veio com a vitória no amistoso internacional contra os argentinos do Newell's Old Boys, por 1 a 0, e o erguer da taça Gena - homenagem ao ídolo do hexacampeonato, falecido no mês passado.

Após abraçarem o histórico artilheiro Kuki na partida preliminar repleta de ídolos memoráveis do clube, com homenagens, shows e muita festa, o torcedor alvirrubro pôde ver de perto um esboço da equipe que fará a estreia oficial na temporada 2019 no dia 15 de janeiro, no mesmo palco deste domingo, contra o Fortaleza, pela Copa do Nordeste. Viu também um novo gramado, um verdadeiro tapete, nova pintura, novos banheiros, uma super organização que só não melhor vista em razão de pontos de falhas nos refletores, com muitas luminárias apagadas - o que deixou o campo mal iluminado. Apenas um detalhe em meio a tanto a comemorar.

No dia que celebrou o passado e o presente, também conheceu o futuro. Aos 3 minutos, após grande jogada, Wallace Pernambucano aproveitou o clima cordial da equipe de Rosário para, com força e velocidade, ir à linha de fundo e deu na medida para o prata da casa Thiago, apenas 17 anos, abrir o placar marcando história como o primeiro gol da volta aos Aflitos.



O gol veio sob comoção das arquibancadas. O torcedor timbu vibrou pelo gol, é claro, mas muito mais como oportunidade de simplesmente poder extravasar a emoção de poder estar ali nas arquibancadas. Por poder voltar a vibrar em casa, no seu aconchego. Aos 12, o primeiro susto. Marcioni passou como quis por Assis e soltou uma bomba no travessão. Na volta, Gonzalez bateu para boa defesa de Bruno. Aos 33, nova arrancada de Wallace Pernambucano, desta vez com finalização parando no goleiro Bustos.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, as duas equipes trocaram de uniformes. O Timbu deixou as listras alvirrubras para ficar todo de branco. O Newell's Old Boys deixou o branco para o seu rubro-negro. Logo aos 3 minutos, Bruno precisou trabalhar após boa falta cobrada por Requena. Principal jogador da partida, Wallace Pernambucano quase amplia na resposta. Aos 5, de pé em pé, em belíssima jogada, Luís Felipe deixou Assis na cara do gol. A bola parou na rede pelo lado de fora.

O jogo ficou mais animado na etapa final, com a equipe argentina mais solta em campo. Gonzalez parou no paredão Bruno, com mais uma grande defesa, aos 11. Após a defesa, o goleiro saiu machucado. Aos poucos, o Timbu voltou a equilibrar o jogo novamente. Camutanga, Allan Patrick, Wallace, Hereda… O Timbu foi perdendo chances de ampliar o placar. Nada que fizesse diminuir a festa da torcida, em uma noite com clima diferente, especial. Memorável, para celebrar. Melhor ainda foi com a vitória ao apito final.
 

Ficha do jogo

Náutico 1

Bruno (Luiz Carlos); Joazi (Hereda), Diego Silva, Camutanga e Assis; Josa, Rhaldney, Lucas Paraíba (Rafael Assis), Luis Felipe (Allan Patrick) e Wallace Pernambucano (Tarcysio); Thiago. Técnico: Márcio Goiano.

Newell's Old Boys 0

Brian Bustos; Francisco Manenti, Lucio Bagalá, Diego Gonzalez e Juan Dedouret; Juan Manuel Requena, Julian Marcioni, Mauro Vega e Nahvel Cisneros; Cisandro Cabrera e Francisco Gonzalez. Técnico: Hector Bidoglio.

Local: Aflitos, no Recife.
Árbitro: Péricles Bassols.
Assistentes: Clóvis Amaral e Bruno Vieira.
Gols: Thiago (3’ do 1ºT) (N).
Público: 17.357 pessoas
Renda: R$ 1.576.220,00